Notícias

BP e HCFMUSP se unem para inovar na saúde

Publicado em 27 de fevereiro de 2024

A BP firmou uma parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HCFMUSP) para o desenvolvimento de projetos que representarão avanços significativos para a saúde brasileira. Este acordo, celebrado por meio do núcleo de inovação InovaHC, tem como objetivo unir forças para o desenvolvimento de projetos estratégicos e inovadores em saúde, pesquisa e educação.

Essa colaboração pioneira se dedicará ao avanço de inteligência de dados na saúde, realidade virtual e aumentada em atendimentos, telemedicina, computação em nuvem, IoT, blockchain, diagnóstico por voz, além de novos equipamentos e BigData. O projeto inaugural, prevê a utilização da tecnologia 5G para alcançar locais onde o acesso à saúde é reduzido, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, o foco inicial será a saúde da mulher, especialmente no câncer de colo de útero e na saúde materno-infantil, oferecendo promoção, prevenção e assistência – com teleinterconsultas, diagnósticos a distância e posterior encaminhamento na rede de atendimento.

Trata-se de um projeto em prol da inovação e do aprimoramento contínuo, que permitirá a integração e transferência de soluções inovadoras ao Sistema Único de Saúde (SUS) e seu uso também no âmbito da saúde privada. A CEO da BP, Denise Santos, destaca o propósito dessa união em oferecer tratamento de ponta universal, beneficiando amplamente a sociedade. A iniciativa não só abordará desafios de acesso, conhecimento científico e tecnológico, mas também promoverá o ensino e a pesquisa.

Este esforço conjunto enfatiza a saúde da mulher e busca avanços significativos no diagnóstico e tratamento precoce de condições como o câncer, prevendo a redução no tempo de espera de laudos de quase 90 dias para apenas 1 dia. O projeto almeja não somente abordar disparidades no acesso, mas também está alinhado com tendências globais, como a adoção de inteligência artificial e automação nos cuidados.

Com um modelo estruturado para co-investimento privado e a integração de tecnologia de ponta, o Hospital das Clínicas e a BP estabelecem um novo paradigma para o cuidado da saúde no Brasil, visando um impacto positivo extenso na vida de milhares de mulheres pelo país.