Notícias

Cancer center potencializa resultados no tratamento oncológico

Modelo conta com abordagem multidisciplinar e garante maior rapidez no diagnóstico e mais efetividade no tratamento da doença

Publicado em 17 de janeiro de 2019
Atualizado em 17 de janeiro de 2019

Segundo previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de câncer em todo o mundo devem aumentar 70% até 2038. Como forma de combater a doença, o modelo de cancer center se consolida para promover inovação e oferecer o tratamento mais adequado de acordo com o perfil de cada paciente.

“Trata-se de um modelo de cuidado bastante eficiente porque, além de ter foco no paciente, integra diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa da doença em um único local, com toda a infraestrutura necessária. Os resultados são muito melhores porque, além da rapidez, existe a assistência integrada de equipes multidisciplinares à disposição do paciente”, explica Antonio Carlos Buzaid, diretor médico geral do Centro Oncológico da BP.

Além do arsenal de tratamentos disponíveis, o modelo de cancer center também favorece a adoção de novas opções de tratamento, muitas vezes em caráter experimental. As pesquisas científicas, que geralmente recebem a atuação relevante de diversos cancer center ao redor do mundo, acabam implementando novos protocolos e tratamentos para os diferentes tipos de câncer. “No Centro Oncológico da BP temos estudos clínicos globais focados no desenvolvimento de terapias inovadoras para combater a doença. Fazemos constante uso da Ciência para a promoção da Saúde”, explica o oncologista. 

Discussão de casos

No modelo de cancer center, os especialistas oferecem tratamentos personalizados que atendem as características e necessidades de cada pessoa, garantindo mais segurança e efetividade na luta contra a doença. As equipes multidisciplinares promovem fóruns de discussão de casos, conhecidos como tumor boards, que encontram em conjunto os tratamentos mais eficientes de acordo com o perfil molecular e do sistema imunológico de cada paciente.

“No Centro Oncológico da BP, os tumor boards são diários e, além dos médicos, participam enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e nutricionistas, entre outros profissionais. Eles trocam informações e atuam de forma conjunta para definir a melhor estratégia de tratamento. Isso faz toda a diferença na abordagem da doença, já que em até duas semanas o paciente recebe o plano de cuidado completo, garantindo a rapidez necessária na jornada contra o câncer”, ressalta Antonio Carlos Buzaid.

O Centro Oncológico da BP foi estruturado, desde o início das suas atividades, no modelo de cancer center. Um grande diferencial é a atuação em conjunto dos cirurgiões e dos demais profissionais que participam do cuidado, inclusive, nos tumor boards. Outro diferencial do Centro Oncológico da BP é a área de Hematologia, que realiza transplantes de medula óssea autólogos (com as próprias células-tronco do paciente) e alogênicos (com células tronco doadas).

Na BP, os oncologistas clínicos utilizam os mais modernos tratamentos disponíveis, incluindo a imunoterapia para atacar as células tumorais, a oncogenética, que avalia a predisposição a síndromes hereditárias, e a terapia-alvo para identificar a alteração molecular das células e prescrever medicamentos específicos. Os radioterapeutas, por sua vez, contam com as versões mais modernas dos aceleradores lineares, que são os equipamentos utilizados para as sessões de radioterapia. Com eles, é possível poupar o tecido sadio, direcionando o tratamento apenas para o tumor e diminuindo efeitos colaterais.

Todos esses diferenciais se traduzem num tratamento absolutamente personalizado e numa melhor qualidade de vida para os pacientes, além de maiores chances de cura da doença.