Artigo

Dor Abdominal

Entendendo o problema

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero e ovários.

Tipos

O tipo da dor e a região do abdômen onde ela ocorre podem indicar problemas e doenças específicas. Confira no mapa:

  • Parte superior do lado esquerdo: gastrite, úlcera gástrica, excesso de gases.
  • Parte superior da região central: refluxo gastroesofágico, má digestão, gastrite, úlcera gástrica, inflamação da vesícula.
  • Parte superior do lado direito: inflamação ou pedra na vesícula, doenças no fígado.
  • Lado esquerdo: gastrite, inflamação do intestino, excesso de gases, cisto no ovário esquerdo.
  • Lado direito: doença de Crohn (doença inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo), inflamação do intestino, excesso de gases, inflamação da vesícula, cisto no ovário direito.
  • Área do umbigo: úlcera gástrica, inflamação do pâncreas, gastroenterite, início de apendicite, hérnia umbilical.
  • Parte inferior do lado esquerdo: inflamação do intestino, excesso de gases, hérnia inguinal, cisto no ovário esquerdo.
  • Para inferior do lado direito: excesso de gases, apendicite, doença de Crohn, inflamação do intestino, cisto no ovário direito.
  • Região pélvica: inflamação do intestino, cólon irritável, inflamação da bexiga, infecção urinária, problemas na próstata, gravidez ectópica (gravidez fora do útero, geralmente em uma das trompas de Falópio), endometriose, mioma.

Formas de manifestação

As manifestações podem vir na forma de cólicas intermitentes ou de sensações dolorosas contínuas, podendo provocar desde um leve incômodo ou desconforto até dores agudas insuportáveis. Eventualmente, as dores podem ser desencadeadas ou estar associadas a fatores que fazem com que melhores ou piorem como comer, realizar determinados movimentos do corpo, manter uma postura inadequada e carregar peso.

Muitas vezes as dores abdominais vêm acompanhadas de outros sintomas como náusea, vômito, diarreia e febre.

Diagnóstico e Tratamento

As dores abdominais podem estar relacionadas a vários problemas e algumas, como as relacionadas à má digestão ou ao excesso de gases, costumam desaparecer sem necessidade de tratamento. Mas em caso de dores abdominais súbitas e intensas, é importante buscar atendimento em um pronto-socorro para identificar a causa e obter o tratamento mais adequado. Quando as dores são suportáveis, mas se repetem periodicamente, a recomendação é agendar consulta com um clínico geral ou gastroenterologista. Além de avaliar o histórico e quadro clínico, o médico poderá pedir a realização de exames laboratoriais e de imagem para fazer o diagnóstico e definir a estratégia de tratamento.

Um alerta dos especialistas é evitar a automedicação. Medicamentos podem mascarar os sintomas, dificultando o diagnóstico e contribuindo para a piora do quadro. No período de ocorrência das dores a recomendação é alimentar-se com comidas leves e sem condimentos e evitar café, bebidas alcóolicas e cigarro.

Diferenciais da BP

Somos uma instituição com reconhecida excelência em situações de alta complexidade, oferecendo todos os recursos necessários para o cuidado das dores abdominais em um único local.

  • Pronto-socorro 24 horas Adulto e Infantil com médicos e equipes multiassistenciais preparados para identificar o problema e dar o melhor atendimento a cada caso.
  • Exames laboratoriais e de imagem realizados com recursos diagnósticos de última geração como equipamentos de ressonância magnética, tomógrafos, ultrassom, raios-X e tecnologias de endoscopia e colonoscopia.
  • Atendimento ambulatorial realizado por nossos clínicos gerais e gastroenterologistas.
  • Cirurgiões de primeira linha para atendimento de casos mais complexos, que demandam intervenções cirúrgicas convencionais ou minimamente invasivas. Os procedimentos são realizados em nosso centro cirúrgico, reconhecido como um dos melhores e mais bem equipados do País.
  • Abordagem multidisciplinar integrada.
  • Humanização no atendimento e cuidados centrados nas necessidades e no perfil de cada paciente.