Relatório de Sustentabilidade

Sobre o relatório

Aqui na BP, levamos a sério o compromisso de zelar por uma estratégia que olhe para todo nosso ecossistema e gere resultados mais sustentáveis. Olhar que ultrapassa os limites da assistência à saúde e percorre novas soluções que, por meio de tecnologia e inovação, permitem a construção de uma saúde de excelência ao alcance de todas as pessoas em nosso país.

É por isso que, desde 2015, compartilhamos um relatório de sustentabilidade que conta como atuamos na sociedade, e no qual apresentamos informações como: nossos principais elementos de modelos de gestão, compliance, nosso compromisso social, nossa atuação para garantir uma experiência acolhedora em nossos atendimentos e tratamentos, além do desempenho de nossa instituição. Tudo isso para demonstrar nossos esforços na concretização de nossa visão de futuro. Desde 2017, aprimoramos esse relatório, ao adequá-lo ao padrão GRI, Global Reporting Iniciative. Isso nos direcionou a uma gestão mais apurada de indicadores ambientais, sociais, econômicos e de governança.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 reafirma nosso comprometimento com a transparência e prestação de contas à sociedade.

Destaques do ano

Recertificação HIMSS EMRAM

Conquistamos a recertificação HIMSS EMRAM nível 7 em nossas duas unidades: Paulista e BP Mirante. Trata-se do mais alto grau de digitalização de uma instituição.

Centro de Treinamento Robótico

No ano, fomos ainda certificados como Centro de Treinamento Robótico pela Sociedade Brasileira de Urologia e, desde 2018 já realizamos mais de mil cirurgias robóticas.

Proadi-SUS

Atuamos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, com 14 projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público, operação de gestão de serviços de saúde e assistência de alta complexidade. em 568 municípios nos 26 estados e no DF.

Parceria com o Grupo Bradesco Seguros e Grupo Fleury

Firmamos parceria com o Grupo Bradesco Seguros e Grupo Fleury para criar uma companhia dedicada ao segmento de serviços oncológicos. A nova empresa, que tem as três instituições parceiras como acionistas igualitárias, nasce com aporte de R$ 678 milhões.

Reacreditação da Joint Commission International (JCI)

Conquistamos a reacreditação da Joint Commission International (JCI), uma das mais importantes organizações dedicadas à acreditação e melhoria de cuidado a saúde para o BP Mirante, pela quarta vez consecutiva.

CAR-T

Fomos certificados como um dos centros especializados para a realização da terapia celular CAR-T, tecnologia inovadora para o tratamento das doenças onco-hematológicas.

Parceria PúblicoPrivada (PPP)

Em iniciativa inédita, firmamos uma Parceria PúblicoPrivada (PPP) com a Divisão de Neurocirurgia Vascular e Anatomia Microneurocirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Estimulando a realização de pesquisas científicas entre as instituições, além de oferecer cursos voltados a estudantes de especialização em Neurocirurgia Vascular.

Uma das melhores instituições de saúde

Fomos reconhecidos como uma das melhores instituições de saúde do mundo no uso de tecnologias inteligentes pelo segundo ano consecutivo, segundo a revista norte-americana Newsweek, que também nos apontou como um dos melhores centros especializados do mundo nas áreas de oncologia, cirurgia cardíaca, cardiologia e neurocirurgia, pelo quarto ano consecutivo.

PET-CT

Ampliação do nosso parque tecnológico, com a aquisição de dois novos robôs cirúrgicos, e a modernização dos equipamentos de ressonância magnética e PET-CT. Foram efetivados R$ 42 milhões para essas melhorias, sendo parte dos recursos próprios e parte, como contrapartida em parcerias.

Compras Sustentáveis

A BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo preza para que a nossa relação com terceiros fomente o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável. Por isso, além de utilizar critérios técnico-financeiros, nós também avaliamos nossos fornecedores com base em sua reputação, aderência à legislação e boas práticas socioambientais.  

O processo de Compras Sustentáveis serve, portanto, como instrumento de catalização do nosso desenvolvimento sustentável, permitindo identificar a conformidade dos fornecedores com os nossos padrões de sustentabilidade e estimulando a adoção de boas práticas sociais, ambientais e de governança.  

Apresentamos aqui o Manual da BP para Terceiros que estabelece os nossos critérios e expectativas quanto a todos os fornecedores, terceiros e parceiros de negócio que mantenham ou manifestem interesse em manter relacionamento com a BP.  

Acesse pelo link abaixo:

Gestão de recursos naturais

O uso de recursos naturais pela BP é racional e proativo, com ações de gestão ambiental focadas em aprimorar processos e investir em equipamentos para reduzir a pegada ambiental. Os resultados são monitorados mensalmente.

O foco na energia elétrica é seu uso consciente e eficiente, com ênfase em fontes limpas e renováveis.

Os recursos hídricos são monitorados desde a captação até o descarte, garantindo a qualidade para consumo humano e efluente.