Ginecologia

O que é?

A Ginecologia cuida da mulher nas diferentes fases da vida, principalmente nas questões relativas ao funcionamento dos órgãos genitais (útero, ovários, tubas uterinas, vagina e vulva) e mama.

A evolução das práticas dessa especialidade acompanha não somente as novas descobertas científicas, mas as mudanças no estilo de vida e rotina das mulheres, assim como os diferentes projetos de vida. Quando uma mulher chega ao consultório, entram com ela a preocupação com os filhos, vontade de engravidar, relação com o parceiro, pressões no trabalho e também todos os sonhos, crenças, desejos e a história de vida. Acreditamos que todas as avaliações, diagnósticos ou decisões terapêuticas precisam considerar, necessariamente, todos esses aspectos e mais do que isso: os desejos e vontades pessoais, que precisam estar no centro desse processo e das decisões tomadas sobre a saúde. A mulher é o centro da própria saúde e tem que ser ouvida.

Para além de exames de rotina e check-ups regulares, o ginecologista acompanha e orienta a tomada de decisões importantes durante as diferentes etapas da vida das mulheres, desde a adolescência, passando pela contracepção, planejamento familiar, prevenção e tratamento de doenças, gravidez até o amadurecimento e a velhice.

Para isso, existem várias subespecialidades, como Ginecologia da Infância e Adolescência; Ginecologia Endócrina, que se ocupa das questões hormonais; Reprodução Humana; Planejamento Familiar; Climatério; Ginecologia Oncológica e Patologia Cervical, entre outras.

Principais doenças

Entre as principais enfermidades tratadas pela Ginecologia estão os tumores de mama e dos órgãos genitais (útero, colo de útero, ovário, vulva e tubas), endometriose (distúrbio em que o tecido endometrial do útero cresce fora do órgão), miomas do útero, cistos de ovário, ovário policístico, doença inflamatória pélvica, aderências pélvicas, infertilidade feminina, pólipos endometriais, hiperplasia uterina (aumento da espessura da parede interna do útero) e adenomiose (presença anormal de glândulas no tecido muscular do útero).

Diferenciais da BP

Somos um polo de saúde com reputação internacional nessa especialidade e oferecemos o que há de mais inovador nos cuidados com a saúde da mulher, por meio de profissionais e tecnologias diagnósticas e terapêuticas de ponta para cuidar da saúde feminina em qualquer fase da vida.

A moderna medicina da mulher praticada na BP se baseia nas premissas do cuidado integrativo, com atuação de equipes de saúde multidisciplinares e linhas terapêuticas integradas, considerando que a paciente é muito mais do que um diagnóstico. Saúde mental, rotina, vontade da paciente, estilo de vida e engajamento do tratamento são aspectos essenciais dessa abordagem.

Entre nossos diferenciais, está a expertise em intervenções minimamente invasivas com tecnologias diagnósticas e terapêuticas de ponta, que garantem às pacientes tratamentos mais seguros e rápida recuperação. Além das técnicas laparoscópicas e histeroscópicas, contamos com cirurgias robóticas ginecológicas, realizadas com o suporte de um dos mais modernos robôs cirúrgicos do País.

Praticamos medicina de excelência e baseada em evidências científicas. Nosso corpo clínico é coordenado pelo médico Maurício Simões Abrão, membro do Board Executivo da Sociedade Americana de Cirurgia Laparoscópica Ginecológica (AAGL), a principal organização internacional do segmento; professor associado do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e responsável pelo Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da mesma universidade. Ele também se destaca no cenário nacional e internacional pela intensa produção acadêmica e publicações em revistas científicas internacionais de grande impacto.

Além disso, possuímos uma residência médica em Ginecologia e Obstetrícia reconhecida pela excelência e também um programa de fellowship (“prêmio” baseado em mérito que é concedido para subsidiar o custo da educação de um estudante) exclusivo no Brasil, também vinculado à Sociedade Americana de Cirurgia Laparoscópica Ginecológica (AAGL).

Quando procurar

O ginecologista é um profissional que deve fazer parte da rotina de cuidados da saúde da mulher. O ideal é iniciar o acompanhamento um pouco antes ou logo após a primeira menstruação e depois manter a frequência indicada pelo médico. A recomendação é que a consulta ocorra pelo menos uma vez por ano, junto com a realização de exames que ajudam a identificar precocemente algumas doenças mais sérias, como o Papanicolaou, para rastreamento dos cânceres de colo de útero, e a mamografia, para prevenir o câncer de mama. O acompanhamento regular deve ser mantido mesmo após a menopausa.

Problemas hormonais, cólicas menstruais e estratégias anticonceptivas também estão no foco de cuidados dos ginecologistas. Para além das consultas regulares, é importante procurar o médico diante de sintomas como alterações menstruais, sangramentos excessivos, cólicas menstruais incomuns, corrimentos genitais, dores abdominais e nódulos na mama.

Para agendar consultas e exames você pode ligar em nossa Central de Atendimento 3505-1000 ou, se preferir, realizar o agendamento online.

Saiba mais