A especialidade de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da BP é um serviço especializado no tratamento da obesidade, doença crônica que afeta um número crescente de pessoas em todo o mundo.
A doença está quase sempre associada a outras enfermidades, como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardiovasculares e ortopédicos, além de favorecer o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como os de intestino, estômago, esôfago, pâncreas, mama, ovário e endométrio.
Para proporcionar aos pacientes um cuidado diferenciado e com acompanhamento ao longo de todo o processo, a BP estruturou um núcleo multidisciplinar especializado, formado por cirurgiões bariátricos, endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos que atuam de maneira integrada e a partir de protocolos compartilhados. A estratégia de tratamento é sempre personalizada, definida caso a caso, incluindo os mais modernos procedimentos bariátricos.
As técnicas mais utilizadas são:
A técnica a ser adotada é definida de acordo com as necessidades e características de cada paciente, levando-se em consideração questões anatômicas, comorbidades e perfil alimentar, entre outros pontos.
Atualmente, as cirurgias bariátricas são extremamente seguras e bem-estabelecidas na literatura médica. Os índices de complicações são baixíssimos, comparáveis aos de uma cirurgia de vesícula.
Realizados por videolaparoscopia, os procedimentos bariátricos geralmente proporcionam uma redução de peso de 35% a 40% do peso total, patamar obtido depois de 12 a 18 meses.
É importante destacar que a obesidade é uma doença crônica, e a cirurgia bariátrica é um tratamento que ajuda a controlá-la, com alto índice de sucesso. Mas a cirurgia não significa a cura da obesidade. Após o procedimento bariátrico, é fundamental o acompanhamento multidisciplinar para garantir os benefícios obtidos.
O serviço é direcionado a mulheres e homens adultos com obesidade ou sobrepeso.
A cirurgia bariátrica é indicada principalmente para os casos mais graves, ou seja, obesidade grau 3, caracterizada por um Índice de Massa Corporal (IMC*) igual ou maior que 40 kg/m². Também é recomendada para obesidade grau 2 (IMC acima de 35 kg/m2) quando o paciente tem outras doenças associadas, como diabetes, pressão alta ou problemas cardiovasculares, entre outras enfermidades. Pacientes com obesidade grau 1 (IMC entre 30 e 34,9kg/m2) e que apresentam diabetes tipo 2 de difícil controle também podem ser operados após análise detalhada da equipe multidisciplinar.
A especialidade de Obesidade e Cirurgia Bariátrica recebe tanto pessoas que decidiram sozinhas buscar cuidados médicos para enfrentar o excesso de peso como pacientes encaminhados por médicos de outras especialidades ou, ainda, indivíduos que já fizeram algum tipo de tratamento em outra instituição e buscam o cuidado multidisciplinar especializado da BP.
A primeira consulta pode ser com um cirurgião ou endocrinologista. Além desse profissional, o paciente passará por consulta com a equipe multiprofissional do Núcleo. As consultas com endocrinologista, nutricionista e psicólogo geralmente ocorrem no mesmo dia. A do cirurgião depende da agenda desse especialista.
Pessoas que não têm indicação ou não têm condições clínicas para a cirurgia bariátrica são direcionadas ao tratamento clínico endocrinológico.
Pacientes com indicação para a cirurgia bariátrica são encaminhados para avaliação de um cardiologista, para verificar se têm condições de serem submetidos à intervenção cirúrgica do ponto de vista cardiológico.
Pessoas com distúrbios respiratórios causados pela obesidade podem ser encaminhadas para pneumologistas.
Os exames pré-operatórios costumam incluir ultrassom de abdome total, endoscopia digestiva alta, prova de função pulmonar e exames laboratoriais. Dependendo do caso, outros exames podem ser necessários.
As cirurgias bariátricas duram em média de 90 a 120 minutos.
A alta costuma ocorrer depois de 24 a 48 horas.
Inicialmente, o paciente passa por uma fase de dieta líquida de dez a quinze dias, depois uma dieta mais pastosa e, em cerca de trinta dias, começam a ser introduzidos alimentos sólidos.
De sete a dez dias após a cirurgia, o paciente retorna à BP para uma avaliação do cirurgião.
Quinze dias depois, tem consulta com nutricionista.
Após um mês, volta às consultas com endocrinologista, cirurgião e psicólogo.
No primeiro ano, as consultas com os especialistas se repetem a cada três meses, quando também são feitos novos exames de sangue.
Ao completar um ano de cirurgia, são realizados exames mais completos, incluindo ultrassom de abdome. Eventualmente, podem ser solicitados endoscopia e outros exames especializados, de acordo com a avaliação médica.
No segundo ano pós-cirurgia, as consultas passam a ser semestrais. A partir do terceiro ano, tornam-se anuais.
A especialidade de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da BP conta com uma equipe de renomados cirurgiões e endocrinologistas, além de nutricionistas e psicólogos. Todos esses profissionais têm larga experiência no atendimento de pacientes com obesidade ou com sobrepeso e atuam de maneira integrada. O serviço cobre toda a jornada do paciente – da consulta inicial ao acompanhamento pós-cirurgia.
O Núcleo está instalado no complexo da BP, um dos principais polos médicos do Brasil. Em um único centro médico, os pacientes contam com todos os serviços: atendimento ambulatorial, moderno centro cirúrgico com tecnologias de última geração e completa estrutura de medicina diagnóstica para a realização dos exames do pré e pós-operatório.
A BP oferece ainda outras especialidades médicas que podem ser envolvidas sempre que necessário, como a cardiologia e a psiquiatria, importante para o caso de pacientes que sofrem de outros distúrbios alimentares.
Conheça mais sobre os nossos especialistas
Veja o corpo clínico que está disposto para te atender aqui.
Os serviços da especialidade de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, incluindo a cirurgia bariátrica, têm cobertura de uma ampla gama de planos de saúde, além de estar à disposição de pacientes particulares. Vale lembrar que a BP é um dos hospitais que atende o maior número de planos de saúde.
Quer saber se o seu convênio cobre o nosso atendimento?
Confira se atendemos o seu plano na nossa página de Convênios.
*O IMC é calculado da seguinte forma:
IMC = peso/altura X altura
Os resultados indicam:
Magreza - IMC menor que 18,5 kg/m2
Normal – IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m2
Sobrepeso – IMC entre 25 e 29,9 kg/m2
Obesidade Grau I – IMC entre 30 kg/m2 e 34,9 kg/m2
Obesidade Grau II – IMC entre 35 kg/m2 e 39,9 kg/m2
Obesidade Grau III ou grave – IMC igual ou maior que 40 kg/m2
Fontes: Carlos Aurélio Schiavon - CRM/SP 59.966 e Mônica de Aguiar Medeiros - CRM/SP 124.650
Agende suas consultas ou exames com nossos profissionais pela Central
de Marcações Online ou ligue para: (11) 3505-1000.