Núcleo de Trauma

Você pode contar com a BP em todos os momentos da vida, até mesmo em situações inesperadas, como acidentes domésticos, de trânsito ou de percurso. Oferecemos suporte a todos os tipos de traumas e lesões, sejam elas leves ou mais graves.
O Núcleo de Trauma do Hospital BP conta com uma infraestrutura completa e preparada para receber vítimas de todos os tipos de acidentes com equipamentos de última geração que permitem diagnósticos de ponta.
Um dos seus diferenciais é ter uma UTI exclusiva dedicada ao atendimento emergencial, o que garante rapidez na prestação de cuidados intensivos – atualmente, o Hospital BP é um dos poucos hospitais privados da capital paulista habilitado para receber vítimas de traumas graves resgatados diretamente da rua pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, temos uma equipe multidisciplinar dedicada e médicos especialistas em trauma.
Tudo isso pois sabemos que a infraestrutura completa, a agilidade e profissionais capacitados são essenciais para o sucesso na recuperação dos nossos clientes. Nosso Pronto-Socorro funciona 24 horas por dia, e está localizado na Rua Maestro Cardim, 769, na Portaria 3.

Núcleo de Trauma

Contamos com:

  • Equipe clínica e cirúrgica especializada em trauma, nas especialidades ortopedia, neurocirurgia e anestesia, disponível 24 horas por dia
  • Profissionais de 17 especialidades diferentes de retaguarda
  • UTI exclusiva dedicada ao atendimento emergencial
  • Centro Cirúrgico dedicado para os procedimentos de emergência, com 23 salas, RPA e Sala de Emergência
  • Serviço de remoção
  • Heliponto
  • Serviços de tomografia (com laudos disponíveis em 30 minutos), ressonância, angiografia, hemodinâmica e hemodiálise 24 horas por dia.

Áreas de atuação

Trauma grave de pescoço, tórax e abdome

Trauma raquimedular

Lesões pelviperineais

Lesões completas da face

Lesões e amputações traumáticas de membros

Insuficiências múltiplas de órgãos pós-trauma

Especialidades atendidas

Anestesiologia

Hematologia

Otorrinolaringologia

Bucomaxilo

Hemodinâmica

Oftalmologia

Cardiologia clínica e cirúrgica

Infectologia

Plástica

Endocrinologia

Nefrologia

Vascular

Endoscopia

Neurologia

Urologia

Ginecologia

Ortopedia

Curiosidades

Navegue pela imagem e conheça curiosidades sobre alguns dos traumas que podem acontecer no corpo humano.

Cabeça

Um dos principais traumas que acontecem na região da cabeça é a lesão cerebral traumática. Ela geralmente é causada por um golpe ou outra lesão traumática na cabeça ou no corpo. Seus fatores de risco estão relacionados a quedas, acidentes automobilísticos, atropelamento e colisões envolvendo motocicletas ou bicicletas.

Desenho da região esquelética da nuca de um ser humano

Coluna cervical

Os traumas de coluna cervical ocorrem com muita frequência em casos que envolvem acidentes de trânsito, quedas de lajes, mergulhos em águas rasas e ferimentos com arma de fogo.

Costelas

As causas mais comuns do trauma torácico, quando um dos ossos da caixa torácica quebra ou racha, são quedas, acidente com veículo automotor e impacto durante esportes de contato.

Pulmões

Uma das lesões que atingem os pulmões é o pneumotórax. O trauma ocorre quando o ar escapa para o espaço entre a parede torácica e o pulmão – o espaço pleural. Uma das causas mais comuns é quando alguém fratura uma costela e os pontos pontiagudos do osso danificam o pulmão. Outros fatores de risco incluem lesões esportivas, acidentes de carro e incidentes que causam perfurações.

Símbolo de corpo com sistema digestivo em evidência

Abdome

Existem dois tipos de traumas abdominais. O trauma fechado tem relação a um impacto, golpe na região ou desaceleração abrupta. Esse tipo de lesão costuma afetar mais o baço e o fígado. No trauma penetrante, o segundo tipo, ocorre quando há perfuração do abdome, podendo danificar ou comprometer determinados órgãos dependendo da sua gravidade.

Pelve

O maior fator de incidência de traumas na região pélvica é o acidente automobilístico. Por serem grandes, os ossos do quadril podem apresentar diversos tipos de fraturas, algumas mais leves e outras mais graves. Um dos nervos que passam pela região é o ciático, que, caso fique comprometido, pode impedir a movimentação das pernas.

Perna

Para a extinção ou diminuição de sequelas, as lesões ósseas nas pernas podem ser tratadas das seguintes formas: repouso do membro atingido por semanas determinadas pela gravidade da lesão, fisioterapia, muletas, bengalas ou outros aparelhos de apoio e medicamentos prescritos pelo médico. Todo o tratamento deverá ter acompanhamento do ortopedista.