BP Medicina Diagnóstica:
Exames para Covid-19

Você pode realizar os exames de Covid-19 com medidas de segurança reforçadas
para garantir a sua proteção

Se você tem alguma dúvida ou quer informações sobre agendamentos, entre
em contato com a nossa Central de Atendimento no telefone (11) 3505-1000

A BP Medicina Diagnóstica, em parceria com o laboratório Fleury, proporciona uma experiência acolhedora, com a assistência de profissionais experientes e uma excelente infraestrutura para maior comodidade e agilidade nos seus exames.
Ressaltamos a importância da procura de um médico para uma consulta prévia, de forma presencial ou via teleconsulta, para que o profissional possa orientar qual o melhor teste para o seu caso.

Qual a diferença dos testes para Covid-19
e quando é preciso fazer?

Quais os tipos de testes para COVID-19, para que servem e quais as indicações?
Na BP Medicina Diagnóstica, você pode realizar: PCR, Pesquisa de Antígeno e Testes de Sorologia (anticorpos totais e/ou neutralizantes).
Há diferentes tipos de testes que detectam a presença do vírus de forma ativa (apresentando sintomas ou contato recente com um infectado) ou presença de anticorpos (doença prévia ou contato anterior com o vírus) e a indicação para cada caso, deve vir suportada por uma prescrição médica. Os exames são coletados em nosso Drive-Thru, mediante agendamento prévio.
Quando falamos de suspeita clínica de doença ativa ou contato recente com infectados, disponibilizamos testes PCR, que padrão-ouro para detecção de COVID-19. São eles: PCR para COVID-19/SARS-CoV-2 realizado em swab (haste estéril). + nasofaringe; apenas nasofaringe ou saliva;
No caso dos testes PCR para detecção de COVID-19 por saliva, há uma quantidade mínima de 1ml para detecção, são, portanto, uma alternativa para aqueles que não conseguem realizar o teste tradicional.
Há também o teste Pesquisa de antígeno de SARS-CoV-2, que serve para pessoas que estão com sintomas da doença e detectam a doença em até 3 horas.
Quando falamos de diagnóstico da doença inativa, isto é, que já acometeu o paciente há mais de 21 dias ou quando há suspeita de contato com o vírus também nesse período, são indicados os testes de sorologia, que verificam a presença de anticorpos totais. Hoje em dia, temos a disponibilidade também do teste de anticorpos neutralizantes, que visa verificar a presença de anticorpos que inibem a presença do vírus no organismo, indicados no caso de vacinação. Entretanto, já há estudos que mostram que nem todas as pessoas que foram imunizadas pela vacina desenvolveram anticorpos neutralizantes, isso não diminui a eficácia da vacina. Além disso, é importante ressaltar que a sensibilidade clínica pode variar também de acordo com a data de aplicação da vacina.
Vou viajar, qual exame devo fazer?
Você deve realizar um teste PCR para COVID-19.
Tomei vacina, posso realizar algum teste para confirmar a eficácia?
Sim, na BP oferecemos o teste sorológico de detecção de anticorpos neutralizantes, para SARS-COV-2, por meio da coleta sanguínea. Os anticorpos neutralizantes barram a entrada do vírus no organismo e por consequência ele não tem ação dentro do nosso corpo, evitando a doença. Para detecção de infecção pregressa, o exame pode ser feito 14 dias após o início dos sintomas ou 21 dias após a exposição de risco; para avaliação de resposta vacinal, 30 dias após a última dose de vacina. A sensibilidade clínica varia conforme o tempo decorrido entre a infecção e a coleta, o tipo de exposição e a gravidade dos sintomas.
Mais uma vez, ressaltamos que nem todas as pessoas que tomaram vacina desenvolvem anticorpos.
Tem algum preparo específico para algum dos exames?
Não há preparo para os exames.
Todos os exames são cobertos pelo convênio?
Não, os exames aceitos são PCR, com suspeita clínica e mediante pedido médico e, em alguns casos, os testes de sorologia são cobertos pelo convênio, também mediante pedido médico.
*Exames particulares não precisam de pedido médico.
Posso realizar PCR e Sorologia no mesmo dia?
Sim. Todos os exames relacionados à COVID-19 podem ser realizados de forma simultânea.

Como agendar meu exame?

Exame PCR

Para saber como agendar seu exame de PCR, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone ou agende online pelo site.

Telefone (11) 3505-1000 Ícone de seta na cor roxa Central de Marcação Online Ícone de seta na cor roxa

Exame Sorologia

Para saber como agendar seu exame por Sorologia no Drive-Thru, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo

Telefone (11) 3505-1000 Ícone de seta na cor roxa

Drive-Thru

Basta ligar para a Central de Atendimento da BP pelo telefone 3505-1000 e realizar o seu agendamento

Conheça o Drive-Thru Ícone de seta na cor roxa
É verdade que o melhor teste para comprovação de COVID é o RT-PCR?
Considerado o padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o exame PCR para COVID-19 tem um maior poder de detectar o novo coronavírus mesmo em quantidades mais baixas da carga viral, quando a doença está ativa.
Como funciona?
Neste exame, é coletada uma amostra de secreção do nariz e da garganta, com a utilização de um swab (haste estéril). Após a análise em laboratório, o resultado é disponibilizado em até 48hs.
Não há um preparo específico para esses exames.
Quando devo fazer o teste?
É importante que você faça o exame caso tenha tido contato com pessoas infectadas pelo coronavírus ou se você estiver apresentando algum sintoma (febre, tosse seca ou cansaço) e houver suspeita de COVID-19. Além disso, recomendamos uma avaliação clínica inicial, via consulta ou teleconsulta, para acompanhamento médico.
Qual é o prazo do resultado?
O resultado do exame PCR padrão é disponibilizado em até 48hs.
Disponibilizamos também o teste Pesquisa de antígeno para SARS-CoV-2, que visa detectar rapidamente a doença, com resultado em até 3hs.
Preciso agendar minha coleta?
Os testes por PCR para COVID-19 são realizados apenas mediante agendamento. Caso você necessite realizar a testagem, basta acessar nossa Central de Marcação Online, clicando aqui ou entrar em contato com a Central de Atendimento da BP (11) 3505-1000.
Exame disponível para conveniados e pacientes particulares.
Crianças podem realizar exames PCR?
Sim, podem realizar o PCR para COVID-19 ou PCR para COVID-19 em saliva. No caso da saliva, é necessário pelo menos 1ml para que o exame tenha eficácia.
Consulte os valores
Unidade Paulista
  • Teste Molecular - clique aqui
  • Teste não Molecular - clique aqui
BP Mirante
  • Teste Molecular - clique aqui
  • Teste não Molecular - clique aqui

Como agendar meu exame?

Exame PCR

Para saber como agendar seu exame de PCR, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone ou agende online pelo site.

Telefone (11) 3505-1000 Ícone de seta na cor roxa Central de Marcação Online Ícone de seta na cor roxa

Exame Sorologia

Para saber como agendar seu exame por Sorologia no Drive-Thru, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo

Telefone (11) 3505-1000 Ícone de seta na cor roxa

Drive-Thru

Basta ligar para a Central de Atendimento da BP pelo telefone 3505-1000 e realizar o seu agendamento

Conheça o Drive-Thru Ícone de seta na cor roxa
Quais as opções de testes sorológicos?
Na BP temos: Anticorpos totais; Anticorpo IgG; Anticorpo IgM; Anticorpos neutralizantes.
Os exames de sorologia indicam a presença de anticorpos no organismo, sendo classificados como anticorpos totais ou neutralizantes e esses anticorpos são nossa “força” para lutar contra o vírus em nosso organismo. Os testes são feitos por meio de coleta sanguínea e podem ser realizados em pacientes que não tiveram o diagnóstico confirmado por PCR, mas tiveram sintomas compatíveis com os da COVID-19, também para aqueles com diagnóstico confirmado ou para pacientes assintomáticos, mas com suspeita de contato com pessoas infectadas.
IgG e IgM: A testagem de sorologia desses anticorpos é indicada para os casos a seguir:
  • Exames indicados para pacientes sintomáticos com evolução superior a 14 dias, que não tiveram diagnóstico confirmado por PCR;
  • Pessoas com ou sem antecedente de quadro clínico compatível com Covid-19, para avaliar se houve infecção pregressa;
  • Indivíduos com histórico de infecção confirmada, para avaliar se houve produção de anticorpos.
Anticorpos totais: Identifica tanto IgG quanto IgM e outros anticorpos, mas sem distinção de qual.
Anticorpos neutralizantes: A testagem de sorologia desses anticorpos é indicada para os casos a seguir:
  • Para detecção de infecção pregressa, o exame pode ser feito 14 dias após o início dos sintomas ou 21 dias após a exposição de risco;
  • Para avaliação de resposta vacinal, 30 dias após a última dose de vacina.
Informações adicionais:
A sensibilidade clínica varia conforme o tempo decorrido entre a infecção e a coleta, o tipo de exposição e a gravidade dos sintomas;
A interpretação com relação à presença e quantidade de anticorpos em nosso organismo deve ser feita por um médico;
E é importante trazer a informação também de que ainda não há confirmação de durabilidade dos anticorpos em nosso organismo.
Qual a diferença entre os exames de sorologia?
IgG: Exame indicado para pacientes sintomáticos com evolução superior a 14 dias que não tiveram diagnóstico confirmado por PCR; Pessoas com ou sem antecedente de quadro clínico compatível com Covid-19, para avaliar se houve infecção pregressa ou indivíduos com histórico de infecção confirmada, para avaliar se houve produção de anticorpos;
IgM: Exame indicado para pacientes sintomáticos com evolução superior a 10 dias que não tiveram diagnóstico confirmado por PCR;
Anticorpos totais: Exame indicado para pacientes sintomáticos com evolução superior a 14 dias que não tiveram diagnóstico confirmado por PCR; Pessoas com ou sem antecedente de quadro clínico compatível com Covid-19, para avaliar se houve infecção pregressa ou indivíduos com histórico de infecção confirmada, para avaliar se houve produção de anticorpos. Ele identifica tanto IgG quanto IgM.
Quando devo fazer o teste?
É importante que você faça o exame caso tenha havido diagnóstico há mais de 21 dias ou quando há suspeita de contato com o vírus também nesse período, são indicados os testes de sorologia, que verificam a presença de anticorpos. Recomendamos uma avaliação clínica, via consulta ou teleconsulta, para interpretação médica.
Preciso agendar minha coleta?
Sim. Caso você necessite realizar a testagem, entre em contato com a Central de Atendimento da BP (11) 3505-1000.
Verifique com seu convênio se há cobertura desse exame mediante relatório médico e pedido.
Consulte os valores
Unidade Paulista
  • Teste Sorológico - clique aqui
BP Mirante
  • Teste Sorológico - clique aqui

Como agendar meu exame?

Exame PCR

Para saber como agendar seu exame de PCR, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone ou agende online pelo site.

Telefone (11) 3505-1000 Ícone de seta na cor roxa Central de Marcação Online Ícone de seta na cor roxa

Exame Sorologia

Para saber como agendar seu exame por Sorologia no Drive-Thru, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo

Telefone (11) 3505-1000 Ícone de seta na cor roxa

Drive-Thru

Basta ligar para a Central de Atendimento da BP pelo telefone 3505-1000 e realizar o seu agendamento

Conheça o Drive-Thru Ícone de seta na cor roxa

Fluxos de segurança intensificados para você realizar
seus exames com ainda mais segurança

Estamos preparados para receber você e a sua família em qualquer momento. Para isso,
ampliamos as nossas medidas de proteção:

  • Intervalos maiores entre cada agendamento
  • Limite de agendamentos por dia
  • Fluxos separados para pacientes com suspeita de Covid-19
Ícone com elementos e linhas em laranja

Drive-thru BP Medicina Diagnóstica

Um jeito prático e ainda mais seguro de fazer seus exames

Aqui na BP, você também pode realizar seu exame para Covid-19 pelo nosso sistema de Drive-Thru, com toda segurança e comodidade que você necessita, sem ao menos precisar sair do carro. Conheça as vantagens:

Sem aglomerações

Agendamentos e cadastros feitos previamente por telefone

Resultados com mais comodidade

Seus exames podem ser acessados online direto no site da BP

Atendimentos com menos contato

Envio de documentos e pagamentos (quando necessário) realizados de forma online

Sem filas

Os agendamentos são feitos com intervalos seguros entre um e outro

Agendamentos com intervalo maior entre clientes

Mais tranquilidade e segurança

Conheça mais

Convênios

Veja aqui quais convênios nós atendemos.

Saiba mais

Como Chegar

Confira a localização dos nossos procedimentos.

Saiba mais

Check-in

Mais praticidade e agilidade no atendimento.

Saiba mais