Projeto Mais TMO

O Projeto Qualificação do Programa de Transplante de Medula Óssea do SUS – Mais TMO tem por objetivo o aprimoramento das equipes e da qualidade assistencial dos centros de saúde especializados nesses procedimentos que são essenciais no tratamento de doenças como leucemias, linfomas e anemia aplástica, entre outras enfermidades hematológicas com indicação de transplante de medula óssea (TMO). A iniciativa, que abrange 33 hospitais públicos de várias regiões do Brasil, foca especialmente nos transplantes alogênicos, nos quais os pacientes recebem células-tronco hematopoiéticas de doadores aparentados ou não.

O Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes, sendo o transplante de medula óssea o terceiro mais praticado – a imensa maioria deles custeada pelo SUS. O projeto irá incrementar a qualidade e a segurança dos transplantes, bem como diminuir a fila de espera.

Para concretizar essa tarefa, equipes da BP atuarão em quatro grandes frentes escalonadas para diferentes grupos de hospitais beneficiados pelo projeto, considerando três níveis de participação: Grupo Tratamento, Grupo Controle A e Grupo Controle B.

Capacitação on-line (Grupo Tratamento + Grupo Controle A + Grupo Controle B): elaboração e aplicação de curso on-line de 30 horas para 650 médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros profissionais graduados que já atuam nos hospitais do SUS participantes do projeto. Realizada em plataforma digital (AVA), a formação confere certificado quando o participante atinge nota de aproveitamento igual ou superior a 7.

Intervenções locais (Grupo Tratamento + Grupo Controle A): realização de visitas em dez centros transplantadores designados pelo Ministério da Saúde para avaliação in loco dos serviços, elaboração e suporte aos planos de melhoria a serem executados pelas equipes locais. Os objetivos são aumentar o número de transplantes alogênicos efetuados, reduzir a taxa de mortalidade e diminuir o tempo de permanência dos pacientes, acelerando o giro de leito dos hospitais. A literatura médica recomenda 30 dias de internação, enquanto algumas instituições ainda registram média de 45 dias.

Imersão na BP (Grupo Tratamento): Equipes de cinco hospitais selecionados pelo Ministério da Saúde participarão de sessões de imersões de uma semana para conhecer e acompanhar o dia a dia do Programa de Transplante de Medula Óssea da BP e unidades de apoio, como UTI e Banco de Sangue. Participam 20 profissionais de cada centro com intuito de habilitá-los a multiplicarem os processos e boas práticas da BP em suas instituições de origem.

Assistencial: realização de 40 transplantes de medula óssea entre maio de 2022 e julho de 2023. O critério de escolha dos pacientes é a posição na fila de espera controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Até dezembro de 2022 já haviam sido realizados 20 procedimentos.

Principais atividades

  • Geração e sistematização de conteúdos didáticos direcionados ao aprimoramento das equipes e dos serviços de TMO, desde a fase de pré-transplante, essencial para garantir sua pertinência e eficácia, até o transplante e acompanhamento ambulatorial pós-transplante. O curso também foca a avaliação dos doadores de células-tronco.
  • Capacitação de 650 profissionais das equipes multiprofissionais de 33 hospitais do SUS especializados no transplante de medula óssea.
  • Visitas diagnósticas situacionais dos serviços locais de transplante e elaboração de plano de ação em 10 hospitais localizados em Recife, Natal, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Florianópolis e Juiz de Fora.
  • Imersão de uma semana de equipes de cinco hospitais participantes do projeto no Programa de Transplante de Medula Óssea da BP.
  • Realização de 40 transplantes de medula óssea de pacientes do SUS dentro do centro transplantador da BP.

Benefícios esperados

  • Capacitação de 650 profissionais das equipes multiprofissionais do SUS que atuam na área de TMO.
  • Incremento da qualidade e segurança dos procedimentos realizados nas unidades transplantadora do SUS, incluindo redução do tempo de internação dos pacientes, da fila de espera e da taxa de mortalidade dos procedimentos.
  • O fortalecimento dos polos regionais de TMO contribuirá para melhorar a distribuição logística dos pacientes, que ainda se concentram em poucos centros metropolitanos do país.
  • Criação e doação de plataforma on-line e seu conjunto de conteúdos para o Ministério da Saúde.

Vigência do projeto

O projeto Mais TMO recebeu o aval do Ministério da Saúde em maio de 2022. O primeiro transplante foi realizado em agosto de 2022, sendo que o projeto se encerra em dezembro de 2023.

Equipe da BP

  • 1 coordenador de projeto
  • 1 especialistas de processos
  • 1 especialista pedagógico
  • 1 enfermeiro especialista em TMO
  • 1 assistente social
  • 1 designer instrucional
  • 1 analista de projetos
  • 1 assistente de projetos