Planificação da Atenção à Saúde

Desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), esse projeto do Proadi-SUS foi abraçado pela BP como forma de apoiar as secretarias estaduais de saúde de várias partes do Brasil no aprimoramento da organização, em redes regionais, da atenção primária em saúde e a atenção ambulatorial especializada.

A iniciativa visa apoiar a incorporação de novas metodologias de trabalho nesses dois níveis de atenção, favorecendo a eficiência da circulação de pacientes entre estruturas de atendimento primário, nas quais atuam médicos generalistas da Saúde da Família, e, quando necessário, nas unidades ambulatoriais, onde contarão com serviços e profissionais especializados.

Para os ambulatórios de especialidades são encaminhados os pacientes com condições crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardíacas em situação mais complexa. A ideia é que eles sejam atendidos nessas unidades ambulatoriais de forma interdisciplinar até que seus quadros sejam estabilizados. Quando isso acontece, retornam para continuar sendo acompanhados nas unidades de atenção primária. O resultado final será o estabelecimento, em diversas regiões de saúde, de um fluxo integrado entre atenção primária e ambulatórios de especialidade, objetivando sempre a eficiência no atendimento aos pacientes.

Para tanto, o projeto, por meio de oficinas tutoriais e roteiros de ação previamente estabelecidos com o Conass, apoiará profissionais indicados pelas secretarias estaduais a conduzir esses processos de melhoria em suas respectivas microrregiões de saúde.

Trabalhando paralelamente com outra instituição vinculada ao Proadi-SUS, a BP e sua equipe de 66 consultores são responsáveis por 32 microrregiões de saúde dos Estados de Rondônia, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.

Esses consultores, além de participarem do processo de formação e apoio das equipes das secretarias dos Estados, irão monitorar e fomentar todo o processo de melhoria, a partir de planos de ação definidos conjuntamente com as secretarias. Do total de consultores, 47 atuam como facilitadores, interagindo presencialmente com as equipes tutoras das secretarias. Os outros 19 consultores trabalham oferecendo suporte técnico e operacional a distância para os facilitadores de campo.

Principais atividades

  • Ajudar as secretarias estaduais de saúde a melhorar seus processos de trabalho, tornando a circulação dos pacientes por essas redes de atenção à saúde ainda mais integrada, efetiva e sustentável.
  • Aprimorar os mecanismos de classificação de riscos dos pacientes a fim de diferenciar casos agudos e crônicos.
  • Estabelecer respostas padronizadas para cada tipo de caso, definindo processos assistenciais específicos para condições agudas e crônicas.

Benefícios esperados

  • Redes de atenção à saúde mais eficientes, particularmente no atendimento de pacientes com problemas crônicos.
  • Estímulo à atenção primária de saúde, favorecendo uma medicina mais preventiva.
  • Redução do número de internações evitáveis.
  • Melhoria da qualidade de vida das pessoas com condições crônicas de saúde, principalmente indivíduos com diabetes e hipertensão e gestantes ou mães e seus bebês nos primeiros dois anos de vida.

Vigência do projeto

A aprovação do projeto Planificação da Atenção à Saúde pelo Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União em fevereiro de 2022 e segue em curso até dezembro de 2023.

Equipe da BP

1 coordenador de projeto
1 coordenador técnico
4 analistas de projeto
3 assessores técnicos
47 facilitadores
19 consultores técnicos