Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva por Telemedicina – TeleUTI

Desenvolvido pela BP e outros quatro instituições de referência vinculadas ao Proadi-SUS, esse projeto colaborativo utiliza a telemedicina para levar a expertise de profissionais especializados de instituições de excelência para melhorar e otimizar o atendimento de pacientes de Unidades de Terapia Intensiva Adulto (UTIA) de hospitais públicos de diversas regiões do país, particularmente aqueles que necessitam de médicos intensivistas com formação específica e qualificada.

Nesse projeto, cabe à BP o suporte, via teleatendimento, a 14 hospitais dos Estados do Amapá, Espírito Santo, São Paulo e Paraná.

Principais atividades

  • Usando uma plataforma fornecida pela BP, intensivistas especializados discutem casos com os médicos que atuam nas UTI dos hospitais atendidos pelo projeto, visando a melhoria do cuidado e redução de riscos inerentes à assistência de pacientes críticos e a disseminação e adesão a protocolos clínicos. Em uma hora, são abordados até 10 casos por hospital participante, totalizando em um dia de atendimento cerca de 150 leitos. O projeto impactará diretamente mais de 100 médicos desses hospitais públicos e filantrópicos.
  • Também é oferecido o suporte da equipe multidisciplinar da BP por meio de um modelo chamado telerround. Nele, médico, enfermeiro, nutricionista e fisioterapeuta promovem uma avaliação integral dos pacientes, que serão beneficiados por acompanhamentos planejados, parametrizados, supervisionados e contínuos. A ideia é que os profissionais da BP acompanhem os pacientes dos hospitais atendidos pelo projeto desde a entrada na UTI até a saída.

Além dos atendimentos por plataforma eletrônica, estão previstas três visitas presenciais de profissionais da BP aos 14 hospitais para verificação in loco do progresso do projeto.

Escopo do projeto

O projeto Tele UTI também promove:

  • A educação médica continuada à beira-leito, privilegiando a classificação da triagem segundo critério da Associação de Medicina de Terapia Intensiva, apoio a decisões bioéticas, manejo das medicações de sedação e analgesia e dos recursos do suporte ventilatório.
  • O desenvolvimento de habilidades das equipes, estimulando a implantação de protocolos e linhas de cuidado de UTI baseados nas melhores práticas, otimizando sistemas e processos de trabalho.
  • Capacitações de profissionais do corpo técnico dos hospitais participantes a fim de transformá-los em multiplicadores do processo de aprendizagem, além de produzir relatórios com os resultados obtidos a partir dos estudos realizados.

Benefícios

Ao contribuir para otimizar o gerenciamento de leitos por meio da abordagem multiprofissional e acompanhamento horizontal dos pacientes, o projeto busca:

  • Melhora de desfechos clínicos
  • Redução do tempo de permanência dos pacientes nas UTIs
  • Redução do tempo de ventilação mecânica dos pacientes entubados
  • Redução da morbimortalidade
  • Aumento do giro de leito das UTIs, favorecendo o atendimento de mais pacientes

Dessa forma, o projeto contribuirá para o uso racional dos recursos públicos e a redução de desperdícios financeiros no Sistema Único de Saúde (SUS). Os usuários do SUS e seus familiares, por sua vez, serão beneficiados com o aprimoramento da qualidade do atendimento.

Indicadores de gestão

  • Taxa de aprendizagem dos temas solicitados pelos próprios hospitais
  • Nível de interação com os especialistas da BP
  • Maturidade da gestão hospitalar das unidades de terapia intensiva

Vigência do projeto

Aprovado pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2022, o projeto TeleUTI se entenderá até 20 de novembro de 2023. Os teleatendimentos prestados pelos especialistas da BP iniciaram em maio de 2022.

Equipe da BP

1 coordenador de projeto

1 coordenador técnico médico

1 enfermeira de projeto

1 nutricionista

1 fisioterapeuta

2 técnicas de enfermagem