Saúde em Nossas Mãos

Ao lado de outras instituições integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), participamos do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil (Saúde em Nossas Mãos), que visa reduzir em 30% as principais infecções relacionadas à assistência à saúde: infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter venoso central (IPCS), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e infecção do trato urinário associada ao cateter vesical (ITU-AC).

A iniciativa faz parte de um esforço global liderado pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), que desenvolveu a metodologia para implantação das diretrizes e práticas que aumentam a segurança do paciente nas instituições de saúde, particularmente nas Unidades de Terapia Intensiva.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 14 em cada 100 pacientes admitidos nos hospitais são afetados por infecções hospitalares. Estima-se que 67% dos casos poderiam ser evitados com boas práticas de segurança. Além dos evidentes benefícios para os pacientes e qualidade da assistência, a diminuição desses eventos adversos reduz os custos a eles associados, que oneram consideravelmente os sistemas de saúde.

Atualmente, 204 instituições públicas de saúde de todo o Brasil são beneficiadas pelo projeto, organizado por ciclos de melhoria baseados em capacitações e implantação de ferramentas e processos hospitalares conduzidos pelas equipes das instituições que estão à frente da iniciativa. A BP é responsável por 34 hospitais públicos, a maioria localizada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

Ao longo dos três primeiros anos de desenvolvimento do projeto, 22 profissionais da nossa instituição serão responsáveis por promover ciclos de melhoria contínua, combinando oficinas de aprendizagem virtuais e presenciais, intercalando visitas cruzadas à BP e aos hospitais beneficiados pelo projeto. O foco é apoiar os profissionais desses hospitais na implantação de processos, práticas e indicadores de controle das principais infecções relacionadas à assistência à saúde e toda a estrutura técnica e comportamental necessária.