Artigo

A cirurgia robótica é o futuro da medicina?

Com benefícios relevantes para vários procedimentos e perspectiva de avanços em breve para outros, como no tratamento do câncer colorretal, a cirurgia robótica vai tendo seu uso expandido, tornando-se um caminho sem volta na área cirúrgica

Da ficção científica para a realidade, a cirurgia robótica já proporciona importantes benefícios em diversas especialidades, como urologia, ginecologia, aparelho digestivo, tórax, cardiologia e ortopedia, enquanto promete avanços significativos em várias outras frentes, com a chegada de plataformas robóticas que podem revolucionar a forma como se opera hoje.

Entre as vantagens da robótica em relação à cirurgia convencional aberta estão a visão tridimensional e ampliada dos órgãos, maior possibilidade e precisão de movimentos (que são executados pelos braços do robô a partir dos comandos do cirurgião), menor sangramento durante o procedimento e menor risco de complicações. Tudo isso contribui positivamente para o resultado, reduz o tempo de internação do paciente e agiliza sua recuperação.

Em relação à videolaparoscopia, método minimamente invasivo amplamente difundido, a robótica apresenta ganhos em vários procedimentos. Um exemplo bem conhecido é a prostatectomia, cirurgia para retirada da próstata no tratamento do câncer nessa glândula. O procedimento realizado com robô reduz o risco de sequelas, como incontinência urinária e disfunção erétil.

Câncer colorretal: avanços no horizonte
Em algumas áreas as vantagens da robótica, por ora, são mais sutis, a exemplo da coloproctologia, especialidade que trata doenças do intestino, reto e ânus. O robô até pode ser usado em cirurgias para tratamento do câncer de reto e de intestino grosso, como colectomia (retirada de todo ou parte do cólon) e amputação do reto. Mas, em relação à videolaparoscopia, o ganho da atual plataforma robótica se resume aos procedimentos realizados em homens obesos, com tumor de reto muito próximo do ânus.

Em pouco tempo, contudo, um novo equipamento robótico deverá trazer benefícios relevantes para cirurgias dessa especialidade médica. Trata-se de uma nova plataforma para cirurgia transanal, atualmente em testes, que permitirá realizar os procedimentos sem cortes, via ânus, com maior segurança, menor risco de sangramento e recuperação rápida do paciente. Vale lembrar que os cânceres da região intestinal (cólon, reto e ânus) têm alta incidência no Brasil, atrás somente dos tumores de mama, próstata e pulmão.

A evolução e multiplicação das plataformas robóticas certamente ajudarão a ganhar escala e transpor a barreira do custo, que atualmente limita a popularização dessa tecnologia, restringindo o acesso a ela.

Futuro da cirurgia
Os avanços da robótica vêm ocorrendo de forma mais acelerada, com o lançamento de diferentes modelos e opções de robôs, aperfeiçoamento da qualidade de imagem e precisão de movimentos, softwares com recursos variados e equipamentos mais práticos, com menos aparatos para manuseio no centro cirúrgico.

Há praticamente um consenso entre os especialistas de que a robótica é um caminho sem volta. Assim como a videolaparoscopia foi ganhando terreno frente às cirurgias abertas convencionais e hoje é amplamente utilizada, acredita-se que em aproximadamente uma década a robótica poderá substituir a videolaparoscopia em uma ampla gama de aplicações e estar presente em grande parte dos centros cirúrgicos do país.

Fonte: Rodrigo Oliva Perez – CRM/SP 147.913

Data da última atualização: 28/12/2021