Cardiologia Clínica

O que é?

A cardiologia clínica é uma subespecialidade estratégica para a atuação coordenada e integral da cardiologia. Funcionando como um integrador de todas as linhas de cuidado, o cardiologista clínico acompanha os pacientes ao longo de todo o ciclo assistencial – desde a condução da investigação das causas do problema e tomada de decisão sobre a melhor opção de tratamento em cada caso até o seguimento após as intervenções realizadas, sejam elas clínicas, cirúrgicas ou via cateterismo.

Na grande maioria dos casos, a cardiologia clínica é a porta de entrada do paciente da área de Cardiologia. Entre 70% a 80% dos casos são resolvidos clinicamente pelos profissionais dessa subespecialidade. Os demais 20% a 30% dos pacientes demandarão procedimentos específicos realizados por outras subespecialidades cardiológicas, a partir de solicitação dos cardiologistas clínicos. 

Principais doenças

Arritmia cardíaca, doenças coronarianas, valvopatias e insuficiência cardíaca são as principais doenças tratadas pelos cardiologistas clínicos em pacientes internados. Problemas desse tipo, mas de menor gravidade, podem ser tratados em ambulatório, assim como pacientes com hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia (elevação dos níveis do colesterol LDL e do triglicérides ou diminuição dos níveis de HDL, fatores que contribuem para a aterosclerose) e diabetes (particularmente nas fases iniciais da enfermidade, para condução de tratamentos à base de imunoterapia).


Diferenciais da BP 

A força da cardiologia clínica da BP pode ser explicada pela combinação de dois fatores: uma equipe de cardiologistas clínicos de renome internacional atuando dentro de um completo e moderno centro de excelência de cardiologia.

Além de contar com os mais avançados recursos laboratoriais, de imagem, exames por cateterismo e métodos gráficos para obtenção de diagnósticos rápidos e precisos para seus pacientes, o cardiologista clínico pode encaminhar para outros especialistas da BP casos que demandem cirurgia ou procedimentos da cardiologia intervencionista, incluindo abordagens especiais para doenças de altíssima complexidade. 

A maioria dos nossos cardiologistas clínicos tem especialização em outras subáreas, como arritmia, doenças coronarianas, valvopatias e insuficiência cardíaca.

Além do atendimento em seus consultórios, os cardiologistas clínicos da BP estão posicionados em áreas estratégicas, como Pronto Atendimento e Internação. Esses médicos também são responsáveis pelas avaliações pré-operatórias e cuidado de todos os pacientes que serão submetidos a cirurgia ou cateterismo.

Em breve, a cardiologia clínica da BP vai oferecer uma novidade: uma completa linha de serviços específica para pacientes com insuficiência cardíaca, organizada a partir de protocolos médicos e envolvendo equipe multiassistencial especializada. 

Quando procurar

Dor no peito, falta de ar, desmaios e palpitações são os principais sintomas que recomendam procurar um cardiologista clínico, pois podem estar associados a doenças do coração. Médicos dessa subespecialidade também têm uma atuação importante na promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares.  A indicação dos especialistas é realizar um check-up cardiológico anualmente a partir dos 40 anos e antes disso caso apresentem sintomas ou tenham histórico familiar de doenças cardíacas.