O que é a Pediatria

Qual a função da Pediatria?

A Pediatria é a especialidade focada no cuidado integral da saúde de crianças e adolescentes com idades entre 0 e 13 anos.

Essa área se dedica ao tratamento de diversas doenças envolvendo crianças e adolescentes, como:

Médica pediatra conversando com criança hospitalizada
  • Resfriado comum
  • Gripe
  • Otite média
  • Asma
  • Bronquite
  • Pneumonia
  • Infecções do trato urinário
  • Conjuntivite
  • Diarreia e gastroenterite
  • Dermatite atópica
  • Alergias alimentares
  • Diabetes tipo 1
  • Obesidade infantil
  • Autismo
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
  • Febre reumática
  • Anemia
  • Leucemia infantil
  • Epilepsia na infância
  • Transtornos do desenvolvimento neurológico

Pacientes pediátricos apresentam características anatômicas e fisiológicas muito distintas dos adultos, o que demanda técnicas e conhecimentos específicos para diagnóstico e tratamento. Do cálculo de medicações, passando por protocolos de intervenções terapêuticas até procedimentos cirúrgicos próprios para esse público, a pediatria impõe desafios médicos e assistenciais que só times altamente especializados como o da Pediatria da BP podem realizar.


Aqui, pais e responsáveis encontram uma linha completa de serviços pediátricos que abrange desde medicina preventiva e serviços diagnósticos até tratamentos de alta complexidade, realizados segundo as mais avançadas tecnologias médicas e com padrões de qualidade e segurança que fazem da BP uma instituição de referência.

Oferecemos diferentes linhas de atendimento − Pronto-Socorro Infantil, apartamentos e enfermarias, UTI Pediátrica, UTI Pediátrica Cardiológica e ambulatório de Especialidades − para pacientes pediátricos não apenas de São Paulo, mas de todo o Brasil.

Possuímos uma robusta e diferenciada expertise na abordagem de cardiopatias congênitas e em diversas outras patologias.

Indo além do atendimento humanizado que faz da BP uma referência em acolhimento e respeito aos pacientes, a nossa Pediatria se sobressai pela capacidade de oferecer assistência personalizada, centrada nas necessidades das crianças e dos seus familiares.

Estrutura e recursos

Foco de constantes investimentos para expansão e modernização, a nossa Pediatria está estruturada para oferecer serviços completos, incluindo os de alta complexidade, com todos os requisitos específicos para assegurar o melhor atendimento aos pacientes pediátricos e seus familiares e uma boa experiência em nossa instituição. Com um parque tecnológico diferenciado e equipes super especializadas, a Pediatria da BP tornou-se o destino certo para o tratamento dos casos mais complexos de todo o país.

Somos um dos poucos centros habilitados para a realização do cateterismo cardíaco infantil, seja como recurso diagnóstico ou terapêutico. Para as crianças, ter esse procedimento à disposição significa uma alternativa às complexas cirurgias convencionais que exigem a abertura do tórax.

No nosso time, também atuam perfusionistas, profissionais capacitados a realizar a ECMO, oxigenação por membrana extracorpórea. Trata-se de uma tecnologia sofisticada e estratégica para o tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, empregada tanto na sala de cirurgia como na UTI. Somos uma das instituições com maior volume de ECMO realizadas mensalmente no Brasil. Isso significa maior expertise para a realização do procedimento.

Temos, ainda, uma renomada equipe de nefrologia pediátrica e dispomos de recursos tecnológicos como o Prismaflex, sistema de terapia de substituição renal contínua.

No campo diagnóstico, contamos com todos os exames laboratoriais e de imagem necessários para a identificação e avaliação de patologias pediátricas. Vale destacar que somos um dos poucos serviços que realizam ressonância magnética em crianças. A maioria das instituições não oferece esse exame de imagem para pacientes pediátricos, tendo em vista o grau de complexidade do seu uso junto ao público infantil.

Contando com uma equipe de pediatras especializados no atendimento de casos de urgência e emergência, nosso Pronto-Socorro Infantil combina elementos essenciais para esse tipo de serviço: agilidade e eficiência.

Ao chegar à unidade, os pacientes são prontamente acolhidos e classificados pelos enfermeiros da Triagem.

Por mês, atendemos uma média de 2 mil pacientes em nosso Pronto Socorro Infantil. Esse número costuma crescer nos períodos de doenças sazonais, como a gripe e os problemas respiratórios no inverno.

Revitalizada em 2018, nossa ala de internação pediátrica foi concebida com características especiais para o atendimento de alta complexidade do público infanto-juvenil. Para isso, os profissionais responsáveis pelo atendimento das crianças participaram da elaboração do projeto, indicando para os arquitetos os elementos importantes para contemplar as necessidades específicas desse público, incluindo detalhes para criar um ambiente humanizado e acolhedor para os pacientes e seus acompanhantes.

São 58 leitos, distribuídos em apartamentos duplos e individuais. Nossos quartos são equipados com frigobar, TV individual, poltrona e cama movimentadas por dispositivos elétricos, sofá-cama para acompanhantes e mesa de refeição. Os banheiros foram idealizados de maneira a facilitar o banho dos bebês. Também tivemos o cuidado de embutir as réguas de gases em um móvel, o que ajuda a compor um ambiente mais aconchegante.

As instalações da ala de internação incluem ainda outros espaços que facilitam o cotidiano no hospital e proporcionam atividades que contribuem para que você e sua criança enfrentem com mais conforto e de maneira mais ‘leve’ o período de internação. Entre eles, estão a copa exclusiva para os pequenos pacientes e seus acompanhantes; a brinquedoteca, com um acervo que permite às crianças internadas brincarem com total segurança; e uma sala multiuso, onde realizamos ações educativas de promoção da saúde e que serve também como espaço de convivência e descanso para os acompanhantes.

Além de tudo isso, oferecemos uma série de programas especiais, como a Classe Hospitalar, para que a criança possa continuar seus estudos durante o período de internação, e atividades que ajudam a descontrair e se divertir (Veja em Humanização).

Temos duas UTIs dedicadas exclusivamente ao atendimento dos pacientes pediátricos: a UTI Pediátrica Geral, com 10 leitos, e a UTI Pediátrica Cardiológica, com 23 leitos. Nossas UTIs contam com profissionais especializados e seguem processos e protocolos rigorosos, visando prevenir infecções e complicações e garantir a segurança do paciente. Psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais compõem as equipes de apoio, contribuindo para garantir cuidado integral aos pacientes e seus familiares.

Paralelamente, investimos em iniciativas que ajudam a encarar melhor a temporada na UTI, como a possibilidade de visita dos familiares sem restrições de horários, a Hora do Soninho e uma série de atividades divertidas que arrancam sorrisos da garotada. Os papais e mamães também estão no foco de nossas atenções, com suporte psicológico e outras atividades (veja em Humanização).

No Ambulatório de Pediatria da BP você encontra médicos de todas as subespecialidades pediátricas para cuidar de sua criança ou adolescente (veja Subespecialidades). Suas atividades têm por objetivo assegurar o cuidado integral, com ênfase na prevenção das doenças da infância.

Nessa área da BP, realizamos consultas pediátricas e também pequenos procedimentos ambulatoriais, feitos em uma sala equipada especialmente para essa atividade. Além dos 12 consultórios do Ambulatório de Pediatria, temos atendimentos da oncologia pediátrica e da otorrinolaringologia em consultórios específicos, todos localizados na Rua Maestro Cardim, ou seja, próximos ao Hospital BP e à BP Medicina Diagnóstica, o que assegura comunicação direta e acesso rápido e descomplicado aos nossos demais serviços – como o Pronto Socorro Infantil e a Unidade de Internação Pediátrica –, quando necessário.

Humanização

O grande diferencial da nossa Pediatria é o atendimento de alta complexidade, que pode, inclusive, demandar períodos mais prolongados de internação e acompanhamento do paciente. Para nós, tão importante quanto assegurar os recursos humanos e tecnológicos para proporcionar o melhor cuidado é disponibilizar serviços e atividades que contribuam para amenizar os impactos da internação para a criança e para os pais ou responsáveis. São ações de suporte e humanização que ajudam a lidar melhor com os desafios e as tensões típicas desse momento e com os reflexos das mudanças na rotina da família.

O grande diferencial da nossa Pediatria é o atendimento de alta complexidade, que pode, inclusive, demandar períodos mais prolongados de internação e acompanhamento do paciente. Para nós, tão importante quanto assegurar os recursos humanos e tecnológicos para proporcionar o melhor cuidado é disponibilizar serviços e atividades que contribuam para amenizar os impactos da internação para a criança e para os pais ou responsáveis. São ações de suporte e humanização que ajudam a lidar melhor com os desafios e as tensões típicas desse momento e com os reflexos das mudanças na rotina da família.

Realizada na Brinquedoteca, essa é uma atividade que combina diversão e educação. As crianças colocam a mão na massa na preparação de receitas saudáveis. Aprendem a escrever e interpretar as receitas propostas, medir os ingredientes e analisar os resultados.

Uma vez por mês, promovemos uma sessão de cinema na Classe Hospitalar, com direito a pipoca e refrigerante. O anúncio do filme a ser exibido – geralmente um longa-metragem de desenho animado – é feito com antecedência, e os pais e acompanhantes também são convidados.

É uma ‘aventura’ que realizamos duas vezes por ano, com atividades que se iniciam às 18 horas e se estendem até por volta das 23 horas. Montamos barracas na área externa, e as crianças acampam dentro do Hospital. Voluntários do corpo de Escoteiros de São Paulo ensinam truques de sobrevivência na selva. Bombeiros e contadores de história também contribuem para animar a programação. Para repor as energias, é oferecido um lanche às crianças e aos pais que participam do evento.

Datas especiais não passam em branco. Ao contrário, elas são celebradas com atividades divertidas e entrega de presentes. Temos almoço comemorativo no Dia dos Pais e Dia das Mães e programações especiais no Dia das Crianças, Carnaval, Páscoa, Festa Junina e Natal.

Nossos pequenos pacientes se divertem com as atividades que desenvolvemos em parceria com voluntários: apresentações do Ronald McDonald, Palhaços, Super-Heróis e atividades com os Escoteiros.

Nas nossas Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (Geral e Cardiológica) a visita de familiares adultos é liberada 24 horas por dia. No caso de irmãos menores, são dadas orientações prévias, e a visita é acompanhada por um de nossos psicólogos. Trata-se de um diferencial importante, que promove maior vínculo da família durante a hospitalização.

Durante o dia, apagamos as luzes das UTIs em dois momentos para que as crianças possam descansar sem ser incomodadas. Na área de internação pediátrica também temos o cuidado de apagar as luzes dos corredores no período noturno (somente as luzes do posto de enfermagem permanecem acesas) para evitar o excesso de claridade dentro dos quartos, proporcionando uma melhor noite de sono.

É normal que a permanência em UTI gere tensões e mexa com os sentimentos e emoções das crianças e dos familiares. Por isso, contamos com uma equipe de psicólogos que acompanham e dão apoio aos pacientes pediátricos e também aos pais. Além disso, organizamos encontros semanais com atividades de entretenimento, artesanato e receitas culinárias.

Uma vez por mês realizamos a reunião do Comitê de Pais, um espaço de acolhimento, interação com a equipe multidisciplinar e esclarecimento de dúvidas. Para nós, é uma oportunidade de ouvi-los para identificar pontos de melhoria em nossos processos assistenciais.

O Núcleo de Suporte e Cuidados Paliativos acompanha, acolhe e auxilia os familiares e responsáveis pelas crianças em tratamento e atua para proporcionar aos pequenos pacientes conforto e melhor qualidade de vida em casos de doenças que ameaçam a continuidade da vida. Esse serviço é realizado em conjunto com a equipe médica assistencial, que é responsável por acioná-lo.

Composto por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, o Núcleo trabalha de forma integrada, focado no controle de sintomas físicos e apoio para a resolução de questões psicossociais, inclusive espirituais.

Após ser acionado, esse time realiza uma ou mais entrevistas com a criança e seus familiares para elaborar um plano personalizado, levando em consideração as especificidades de cada tratamento, crenças, valores e vontades de todos que estão engajados na rede de cuidado.

Depois da alta, algumas crianças precisarão de continuidade da assistência fora do hospital. Para que isso aconteça da forma mais segura e tranquila, elas e suas famílias contam com o suporte do Núcleo de Apoio e Planejamento da Alta (Napa). Por meio dele, profissionais especializados coordenam todo o processo de transição do hospital para o domicílio, com um olhar atento aos detalhes que possam impactar o processo de desospitalização.

A partir das solicitações das equipes médicas, o Napa auxilia as famílias a fazerem essa transição, ajuda na intermediação das demandas de recursos técnicos junto aos planos de saúde ou SUS e programa com os médicos a melhor data para alta. Esse serviço diferenciado é especialmente útil no caso de bebês com cardiopatia congênita, tendo em vista que essas desospitalizações são geralmente complexas.

Esse é um programa dedicado às gestantes com diagnóstico fetal de cardiopatia congênita (veja mais em Subespecialidades/Cardiopatias Congênitas) e programação do nascimento do bebê no nosso hospital. Equipes médica, de enfermagem e de psicologia atuam nesse programa que estabelece um vínculo precoce com a família a fim de assegurar uma boa experiência em nossa instituição e uma assistência individualizada e humanizada. Entre as atividades, o programa promove visita à UTI Cardiológica a fim de apresentar às mães o ambiente e as tecnologias que estarão à disposição para o cuidado de seus bebês.

Qualidade e segurança do paciente

O alto patamar de qualidade e segurança da Pediatria da BP é atestado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que lhe confere desde 2012 a acreditação nível 3 (Acreditado com Excelência). A ONA é uma entidade certificadora de qualidade na área de saúde no Brasil, com metodologia reconhecida pela International Society for Quality in Health Care, associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e de saúde de mais de 100 países. Atualmente estamos em processo de Certificação Internacional Qmentum.

Em linha com os padrões adotados em toda a BP, nossa Pediatria cuida dos pacientes a partir de práticas e tratamentos baseados em evidências científicas, rigorosamente controlados por protocolos clínicos e institucionais. A qualidade da assistência é monitorada por meio de indicadores assistenciais que são avaliados mensalmente, como os de sepse (infecção generalizada), queda, hipoglicemia e lesões de pele, entre outros.

Os bons resultados das nossas UTIs Pediátricas também contribuíram para que a BP conquistasse os selos de UTI Top Performer e UTI Eficiente, concedidos pela Epimed em reconhecimento pelos excelentes resultados clínicos e eficiente alocação dos recursos no cuidado dos pacientes das Unidades de Terapia Intensiva do nosso hospital.