Endocrinologia Pediátrica

O que é?

A endocrinologia pediátrica é a área da pediatria que cuida de problemas relacionados com alterações das glândulas endócrinas, como hipófise, tireoide, paratireoides, pâncreas, adrenais, ovários e testículos. Na BP, a equipe de endocrinologistas pediátricos atende desde bebês recém-nascidos até adolescentes e atua em parceria com um time multidisciplinar, a fim de prestar uma assistência completa e integrada.

 Principais doenças

A endocrinologia pediátrica engloba o tratamento de diversas doenças comuns na infância e que podem afetar o desenvolvimento das crianças. Entre elas estão: obesidade, alterações do colesterol e triglicérides, distúrbios do crescimento, desordens da puberdade, alterações da glândula tireoide, diabetes (tipo 1, tipo 2 e outros tipos) e doenças ósseas causadas por distúrbios do metabolismo do cálcio e vitamina D.

 Diferenciais da BP

A equipe da Endocrinopediatria da BP é composta por médicos formados em centros de referência da especialidade e está preparada para o cuidado completo dos pequenos, desde a prevenção e o diagnóstico até o tratamento das doenças endocrinológicas – das mais comuns às mais raras e graves. 

Outro aspecto importante é a nossa diferenciada estrutura de atendimento, que inclui ambulatório, enfermaria e UTIs Pediátrica e de Cardiologia Pediátrica. Além disso, dispomos de todos os recursos técnicos necessários para o tratamento e acompanhamento das crianças, como serviço de radiologia e laboratório de análises clínicas.

Quando procurar

É importante procurar um endocrinologista pediátrico quando a criança apresenta algum ou alguns dos seguintes problemas: obesidade, alterações do colesterol e triglicérides, baixa ou alta estatura, puberdade precoce ou atrasada, excesso de pelos, hipo ou hipertireoidismo, nódulo de tiroide, insuficiência adrenal (associada à baixa produção de hormônios das glândulas adrenais), doença de Cushing (caracterizada pelo excesso de produção do hormônio adrenocorticotrófico), alterações congênitas dos genitais, doenças ósseas (raquitismo, osteoporose e osteopenia), diabetes ou hipoglicemia.