Exames de Análises Clínicas e Anatomia Patológica

O que são?

Os exames de análises clínicas são aqueles que buscam estudar de forma aprofundada diferentes componentes biológicos do organismo como sangue, urina, fezes, secreções e outros fluídos corpóreos. Eles ajudam no diagnóstico e monitoramento de doenças e também podem auxiliar na avaliação dos efeitos de um tratamento, por exemplo.

Assim que são coletados, os materiais são encaminhados para as áreas técnicas, onde, com o auxílio de diferentes equipamentos, os profissionais realizam análises e liberam os resultados. Muitos exames possuem rotinas completamente automatizadas de análises, sem a necessidade da intervenção dos profissionais.

Os resultados dos exames de análises clínicas se baseiam em valores de referência estabelecidos por meio de estudos com diferentes populações e consolidados na literatura científica.

É muito comum que as instruções para realização de exames de análises clínicas indiquem a necessidade de fazer a coleta em jejum, que pode variar de 3 ou 4 horas e chegar a até 12 horas. Respeitar essa orientação é muito importante, pois algumas substâncias podem apresentas alterações com a alimentação, como, por exemplo, o nível de glicose ou de colesterol no sangue.

Já a anatomia patológica responde por diagnósticos feitos a partir do exame de células e tecidos. Os exames anatomopatológicos podem ser realizados em pequenos fragmentos ou mesmo em órgãos/membros inteiros extraídos cirurgicamente.

São os profissionais dessa área, os patologistas, que investigam, por exemplo, as amostras colhidas em biópsias para aferir a existência de células malignas ou não. A análise das peças auxilia na diferenciação de doenças benignas, malignas, inflamatórias e infecciosas, auxiliando na definição do tratamento mais preciso de acordo com o resultado encontrado e características das células.

Quais são os principais exames?

Existe uma gigantesca gama de exames laboratoriais e de anatomia patológica. Os mais solicitados pelos médicos são:

  • Hemograma: realiza a contagem do número de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas do sangue para verificar anomalias como anemia, baixa imunidade e infecções.
  • Colesterol total e frações: avalia a taxa de diferentes tipos de colesterol (gordura) no sangue: o HDL, chamado de colesterol “bom”, pois protege os vasos sanguíneos do acúmulo de placas de gordura; e o LDL e o VLDL, chamados de colesterol “ruim”, uma vez que propiciam o acúmulo dessas placas, favorecendo o desenvolvimento de doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
  • Glicemia: mede o nível de açúcar no sangue, sendo muito usado para detectar ou controlar o diabetes.
  • Transaminases (AST e ALT, também conhecidas pelas siglas TGO e TGP): avaliam o estado de saúde do fígado ao analisar enzimas que metabolizam as proteínas. Níveis elevados de TGP ou TGO podem indicar problemas hepáticos. Se apenas o nível de TGO estiver alto, pode sinalizar uma lesão cardíaca. O exame é usado para detectar doenças como cirrose, hepatites, câncer e lesão do fígado por bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos.
  • TSH e T4 livre: avalia hormônios associados com o funcionamento da tireoide. O TSH elevado pode indicar o hipotireoidismo, quando a tireoide não funciona como deveria. Já o TSH abaixo do limite normal com aumento do T4 livre pode sinalizar o hipertireoidismo, que acelera o metabolismo.
  • Ureia e creatinina: são substâncias presentes na corrente sanguínea que permitem avaliar o funcionamento dos rins. São exames fundamentais para detectar, por exemplo, a insuficiência renal, doença que costuma evoluir de maneira silenciosa, sem sintomas.
  • Exames de fezes: existem muitos tipos de exames de fezes. Em crianças, o mais solicitado é o parasitológico, que mostra a contaminação por parasitas. Em adultos, o mais frequente é a pesquisa de sangue oculto nas fezes, que ajuda a detectar câncer colorretal e doenças no aparelho digestivo.
  • Exames de urina: o exame de urina tipo 1 detecta a presença anormal de glicose, sangue, pus, proteínas ou outras substâncias que não deveriam estar na urina. Permite identificar a presença de infecções, doenças renais e do trato urinário. Em caso de infecção, o médico pode solicitar a realização da cultura de urina para identificar o agente causador e definir o melhor tratamento.
  • Testes para Covid-19: há diferentes exames para identificar a doença em pacientes com ou sem sintomas, realizar o rastreamento ou verificar se a pessoa imunizada está protegida. Oferecemos 12 tipos de testes. Clique aqui para saber mais.
  • Curva glicêmica: também chamado de teste oral de tolerância à glicose, esse é um exame que tem o objetivo de auxiliar no diagnóstico de diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina, diabetes gestacional ou outras alterações relacionadas às células pancreáticas.

Quais são os nossos diferenciais?

Contamos com a parceria das mais respeitadas empresas de medicina diagnóstica do País, o Grupo Fleury, que é o responsável técnico pelos exames de análises clínicas, e o Laboratório Bacchi, referência em anatomia patológica. Isso garante resultados com qualidade e agilidade, além da disponibilização de testes e exames genéticos.

Nossos procedimentos são realizados por profissionais treinados e seguem rígidos protocolos de segurança.

Oferecemos também o sistema de drive-thru para a coleta de exames laboratoriais, o que possibilita a realização da coleta sem sair do carro, com total segurança e praticidade.

Confira fotos da nossa infraestrutura