Exames de Medicina Fetal

O que são?

Medicina Fetal é a área que acompanha o crescimento e desenvolvimento do feto ao longo da gravidez para a prevenção e diagnóstico de condições que possam colocar em risco a saúde e bem-estar da gestante e/ou do bebê. Graças à medicina fetal, é possível, por exemplo, avaliar o risco de parto prematuro ou de pré-eclâmpsia na gestante, acompanhar gravidez de alto risco, identificar malformações e doenças congênitas do feto.

Além dos exames, a medicina fetal oferece aconselhamento de profissionais especializados.

Quais são os principais exames?

Existem diversos tipos de exames para acompanhar o desenvolvimento e a saúde do bebê e da mãe. Confira alguns deles:

  • Ultrassonografia obstétrica transvaginal: mostra, no início da gestação, se o feto está no lugar certo e se a gravidez é única ou múltipla.
  • Ultrassonografia morfológica: é realizada no primeiro trimestre da gravidez para estudo da anatomia fetal e detecção de anomalias hereditárias do feto e, no segundo semestre, para levantar o risco de parto prematuro e identificar anomalias genéticas não detectadas anteriormente.
  • Ultrassonografia 3D e 4D: oferece imagens detalhadas e tridimensionais de todo o corpo do feto, permitindo ver detalhes como o nariz e os dedos das mãos, por exemplo. A ultrassonografia 4D usa uma técnica que permite associar o movimento à imagem tridimensional.
  • Dopplervelocimetria: é um exame que permite a avaliação do bem-estar do feto, além do rastreamento de pré-eclâmpsia quando realizado no primeiro trimestre da gestação.
  • Perfil biofísico fetal: exame de ultrassonografia que avalia os movimentos fetais, além de servir para checar o volume do líquido amniótico.
  • Ecocardiografia fetal: é um exame de imagem para avaliar a saúde do coração do feto.

Quais são os nossos diferenciais?

Oferecemos um portfólio completo de exames para garantir a saúde do bebê e da mãe. Dispomos de equipamentos de última geração e contamos com uma equipe de excelência, com especialização em medicina fetal, sólida experiência e constante participação em congressos e eventos científicos para estar sempre sintonizada com as novidades da área.

Outro aspecto importante é o nosso modelo de atendimento, permitindo que, de maneira geral, a gestante realize os exames sempre com o mesmo médico. Dessa forma, estabelece-se um vínculo especial, contribuindo para que o profissional conheça as peculiaridades da gestação e ofereça um atendimento personalizado para as futuras mães.

Confira fotos da nossa infraestrutura