Exames de Métodos Gráficos

O que são?

São exames que revelam, por meio de dados e gráficos, os padrões de determinadas funções do organismo que muitas vezes são indicativos de problemas de saúde. As informações fornecidas por esses exames são fundamentais para a definição de tratamentos e estratégias de prevenção de doenças. Alguns deles, como o eletrocardiograma, integram a rotina de check-ups e exames relacionados à medicina do trabalho.

A Cardiologia é uma das especialidades médicas que mais utilizam esses exames. Mas eles também são largamente adotados pelos especialistas em Medicina Esportiva, Pneumologia e Neurologia.

Quais são os principais exames?

  • Eletrocardiograma de repouso: é o exame de triagem básico das avaliações cardiológicas. Por intermédio de eletrodos colocados na pele do tórax, dos braços e pernas, o aparelho capta e transforma em representação gráfica o pulso elétrico do coração. É capaz de constatar alterações relevantes que podem indicar isquemias, áreas que tiveram infarto, arritmias ou aumento das câmaras do coração.
  • Teste ergométrico (eletrocardiograma de esforço): avalia a capacidade cardiorrespiratória do paciente durante atividade física. É especialmente útil para a investigação de problemas cardiovasculares como obstruções coronarianas que provocam isquemia no músculo cardíaco e arritmia induzida pelo esforço físico.
  • Eletrocardiograma de alta resolução (ECG-AR): é utilizado para descobrir se uma arritmia cardíaca é benigna ou maligna. Caso seja identificada uma arritmia maligna, será necessária a realização de outros exames para estratificar com mais exatidão os riscos.
  • Teste cardiopulmonar: analisa a capacidade funcional do organismo quanto às funções metabólicas, respiratórias e cardiológicas. Evolução do teste ergométrico, esse exame ajuda a investigar sintomas como falta de ar e fadiga. Durante a parte do exame em que o paciente realiza atividade física (geralmente numa esteira ergométrica), o ar é expirado em uma máscara e é avaliado, focando em parâmetros como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar. O teste é indicado para várias situações, desde o estudo de pessoas com insuficiência cardíaca grave até a prescrição de exercícios para atletas de alta performance. O resultado é analisado por um cardiologista e um pneumologista.
  • Tilt test: também conhecido como teste de inclinação ortostática, examina a frequência cardíaca e a pressão arterial quando o paciente está deitado, preso a uma maca por cintos, e depois, a frequência cardíaca quando a maca é inclinada, levando o paciente próximo à posição vertical. É especialmente útil para investigar razões de desmaios (síncopes) ou tonturas. Pode ser adotado também para investigações neurológicas.
  • Monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa): um dispositivo colocado na cintura do paciente faz a medição automática da pressão arterial ao longo de 24 horas, enquanto são realizadas atividades de rotina. São feitas aferições periódicas, geralmente a cada 20 minutos, e é um importante recurso na avaliação de indivíduos hipertensos.
  • Holter: funciona como um eletrocardiograma de 24 horas. Um pequeno dispositivo instalado na cintura do paciente registra os batimentos cardíacos ao longo de todo o período, enquanto são realizadas as atividades de rotina. O exame ajuda a investigar sintomas como desmaio, palpitação, tontura e suspeita de arritmias.
  • Eletroencefalograma: exame que analisa a atividade elétrica cerebral por meio de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo e que registram a resposta do cérebro a vários estímulos externos. É indicado para ajudar no diagnóstico de doenças como dores de cabeça, epilepsia, demências, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), transtorno de deficit de atenção (TDAH) e autismo.
  • Eletroneuromiografia: verifica o funcionamento do sistema nervoso por meio de impulsos elétricos. Os nervos são avaliados em toda extensão – desde a medula ou cérebro até os músculos. É essencial para a detecção, localização e dimensionamento de enfermidades que acometem os nervos e músculos, como hérnia de disco, tumores e esclerose lateral amiotrófica (ELA).
  • Espirometria: mede a função pulmonar, aferindo a velocidade que a pessoa é capaz de inspirar e expirar, além do volume de ar dos pulmões. É indicado para ajudar no diagnóstico de problemas respiratórios como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite e enfisema.

Quais são os nossos diferenciais?

Oferecemos um amplo portfólio de exames por métodos gráficos. Todos eles têm à frente equipes com expertises diferenciadas. O teste ergométrico e o tilt test, por exemplo, são conduzidos exclusivamente por médicos, todos eles certificados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Testes cardiopulmonares são avaliados conjuntamente por cardiologistas e pneumologistas para resultados mais precisos e completos.

Contamos com os mais modernos recursos tecnológicos e investimos em detalhes que contribuem para o conforto dos pacientes como locais preparados para que possam tomar banho após a realização de exames de esforço. O atendimento humanizado é uma de nossas prioridades, sendo muito valorizado por pacientes que passaram por intercorrências graves, como infartos, e sentem-se inseguros para realizar certas atividades físicas.

Para o tilt test, contamos com um equipamento disponível em pouquíssimas instituições do País: um monitor de pressão arterial contínua e não invasiva, que oferece mais segurança, precisão e conforto para o paciente. Para o teste ergométrico, temos aparelhos com tecnologia bluetooth, que dão mais autonomia e liberdade para o paciente durante o exame, e, além da esteira, também oferecemos a opção de bicicleta para realização do exame. Para o teste em atletas, dispomos de uma esteira de grande porte, que atinge até 30 quilômetros por hora.

Também oferecemos facilidades para pacientes e médicos como o acesso via internet às imagens gráficas geradas pelos exames e agilidade na entrega de resultados.

Confira fotos da nossa infraestrutura