Tomografia Computadorizada

O que é?

A tomografia computadorizada é um exame que utiliza raios-X para capturar imagens seccionadas (como finas fatias) da área em estudo, que são reconstruídas em 3D por meio de processamento computadorizado. Esse método permite gerar imagens de alta resolução para o estud de órgãos, ossos, tecidos, vasos sanguíneos e outras estruturas do corpo.

Para que serve?

A tomografia computadorizada pode ser usada para exames das mais diversas partes do corpo humano. Em casos de acidentes e traumas, permite detectar ferimentos internos, hemorragias e fraturas. É também uma importante ferramenta para o diagnóstico de uma ampla gama de doenças e investigação de tumores, nódulos, infecções e coágulos.

  • Tomografia computadorizada do tórax: detecta doenças pulmonares e cardiovasculares. É muito requisitada para o diagnóstico de enfermidades como pneumonia, asma, tuberculose, embolia e hipertensão pulmonar, aneurisma da aorta e câncer.
  • Tomografia computadorizada da coluna: examina ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar, a fim de detectar tumores, ferimentos, infecções, hérnias, fraturas e outras complicações.
  • Tomografia computadorizada de crânio: analisa a região do cérebro e calota craniana, sendo capaz de identificar acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico, tumores, hidrocefalia, fraturas e malformações.
  • Tomografia computadorizada de abdômen e pelve: avalia a ocorrência de tumores, abscessos, apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, lesões no fígado e cirrose, entre outros.

Em alguns casos, a tomografia computadorizada é feita com o uso de contraste, substância que contribui para a obtenção de imagens mais nítidas, facilitando a observação de anomalias de regiões vascularizadas, como os tumores, além de alterações no crânio, coluna, tórax, abdômen e articulações.

Além do diagnóstico, imagens de tomografia computadorizada também são usadas para orientar procedimentos cirúrgicos, biópsias e radioterapia.

Como é feito o exame?

O tomógrafo é um aparelho grande, em formato de tubo, capaz de produzir imagens de raios-X dos órgãos, do esqueleto e das demais estruturas do corpo numa perspectiva de 360 graus.

Nesse exame, o paciente deita sobre uma mesa motorizada que desliza para dentro do tubo, que passa a girar, emitindo feixes de raios-X que atravessam o corpo até chegar às fileiras de detectores que formarão as imagens. Assim, o tomógrafo capta imagens do organismo em diferentes planos, que são processadas por computador e enviadas para os médicos radiologistas responsáveis pela análise e elaboração do laudo.

O exame é realizado por um biomédico na sala de comando ao lado do tomógrafo, que orienta o paciente de acordo com o objetivo esperado para cada caso.

Qual o preparo necessário?

Na maioria dos exames de tomografia, não há necessidade de preparo. Em alguns casos, o paciente deve evitar comer e beber algumas horas antes do exame. Ao chegar, será encaminhado a um local para vestir um avental e remover objetos de metal como bijuterias, óculos e dentadura, que podem interferir na qualidade da imagem. Caso necessário, é feita a administração de contraste

Caso haja necessidade, principalmente por motivos de claustrofobia, alguns pacientes podem ser sedados para a realização do exame, que é feito com acompanhamento de um médico anestesista.

Como funciona o equipamento?

O tomógrafo é um aparelho que funciona como um grande scanner. Ele é formado por um tubo de raios-X, conectado a um sistema de detectores de fótons que captam e convertem a radiação em sinais elétricos analógicos. Durante a captação, os sinais são transmitidos ao computador. Um programa específico transforma os sinais elétricos analógicos recebidos do tomógrafo em sinais digitais. Estes, por sua vez, são convertidos em imagens que são analisadas por profissionais especializados, os médicos radiologistas.

Quando a captação das imagens tem início, o tubo e os detectores giram em torno do paciente, emitindo a radiação para registrar as imagens. Cada estrutura anatômica examinada absorve uma quantidade de radiação de acordo com sua densidade. Por possuir maior densidade, os ossos absorvem mais raios e são retratados em tons claros. Já as partes moles são vistas em matizes mais escuras.

Quais são os nossos diferenciais?

A BP Medicina Diagnóstica possui modernos equipamentos e uma equipe de profissionais de excelência, proporcionando análises mais precisas e detalhadas e maior segurança na realização dos exames.

Nossa robusta estrutura permite atender tanto à demanda por exames para diagnóstico como para suporte em intervenções cirúrgicas e planejamento radioterápico. Possuímos seis tomógrafos de última geração, dois deles entre os mais modernos do mundo, que permitem a aquisição de imagens com tecnologia espectral de dupla-energia, possibilitando a caracterização dos cálculos renais e a detecção de casos complexos de tromboembolismo pulmonar, além de ser capaz de digitalizar toda a parte superior do corpo em menos de um segundo.

Tudo isso se traduz em exames com padrões de excelência, o que significa dados confiáveis para que o médico possa traçar a estratégia de cuidado e tratamento mais adequada.

Confira fotos da nossa infraestrutura