Nefrologia

O que é?

Nefrologia é a especialidade médica que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário, principalmente aquelas relacionadas ao rim e à bexiga.

Principais doenças

Uma das principais enfermidades nefrológicas é a doença renal crônica, que muitas vezes leva os pacientes à hemodiálise ou ao transplante renal. Os nefrologistas também cuidam das duas principais causas dessa doença: a hipertensão arterial e o diabetes.

Outros problemas nefrológicos comuns são: calculose ou litíase renal (pedra nos rins), infeções urinárias ou cistites, doenças renais císticas (cistos no rim), nefrites (inflamação nos glomérulos renais) e lesão renal aguda (problema associado a pacientes graves durante internação hospitalar).

Diferenciais da BP

Contamos com um centro nefrológico completo, com uma equipe médica de primeira linha que oferece cuidados individualizados para pacientes com os mais diversos tipos de doenças do sistema urinário, dos casos mais simples aos mais complexos. Também temos uma área de nefrologia pediátrica, serviço pouco disponível no Brasil.

Para pacientes com doença renal crônica, um de nossos importantes diferenciais é a linha de cuidado integrado, que abrange desde prevenção e o diagnóstico até o tratamento, que pode envolver hemodiálise e até transplante renal. Tudo isso é feito sempre por uma mesma equipe médica, que acompanha o paciente em todos os ciclos da enfermidade. Cada paciente tem um médico de referência ao longo de toda a jornada. Além da vantagem de seguir por todo o tratamento com um mesmo profissional, ele é realizado numa única instituição, que o paciente já conhece. Isso traz muito mais segurança e conforto.

Nossos diagnósticos e tratamentos são reconhecidos pela alta qualidade e excelência, além da abordagem acolhedora e humanizada que caracteriza a BP. Nossa estrutura é reconhecida como uma das melhores do país. Temos, por exemplo, um dos mais avançados centros de diálise do Brasil, que realiza hemodiálises e diálises peritoneais, utilizando equipamentos de última geração e com o suporte de uma equipe multiprofissional especializada, composta por médicos, profissionais de Enfermagem, nutricionistas e psicólogos.

Para comodidade dos nossos pacientes, oferecemos sessões de hemodiálise convencional (três vezes por semana, de 4 a 5 horas, no período diurno), noturna (três vezes por semana, no período noturno, com o paciente dormindo no hospital) e diária (seis vezes por semana, com 2 horas de duração, geralmente voltada a pacientes mais críticos). Já as sessões de diálise peritoneal, reservadas a uma minoria de pacientes, são realizadas em casa. Nossa equipe treina e supervisiona esse tipo de aplicação.

Vale destacar ainda os cuidados especiais com a segurança do paciente. Ao contrário da prática adotada por grande parte de clínicas e instituições que oferecem esse serviço, não reutilizamos os filtros de hemodiálise. Na BP, eles são usados apenas uma vez e essa é uma das nossas práticas que asseguram indicadores de segurança excepcionais, como comprovam nossas taxas de infecções, que estão próximas de zero.

Somos também um dos poucos serviços do Brasil a dispor de equipamentos de hemodiafiltração, tecnologia de hemodiálise mais eficaz, baseada em equipamentos e filtros de última geração. Esse recurso é considerado o estado da arte em hemodiálise.

Nosso centro cirúrgico, equipado com as mais modernas tecnologias, está preparado para a realização de todos os tipos de intervenções nefrológicas: das pequenas cirurgias até o transplante renal. Somos um dos maiores transplantadores renais privados do Brasil. Nos últimos 20 anos, realizamos mais de 2.000 procedimentos desse tipo.

Para a retaguarda dos nossos pacientes, especialmente aqueles que enfrentam situações mais complexas e delicadas, somam-se ainda nossa área de internação e a Unidade de Terapia Intensiva, esta especialmente importante para os pacientes transplantados. No campo diagnóstico, contamos com um completo portfólio de exames laboratoriais e os mais avançados recursos de imagem.

Além de todos esses serviços reunidos em um único complexo, nossos pacientes contam com a possibilidade de interconsultas com médicos de outras especialidades, demanda comum no cuidado das doenças nefrológicas. Isso só é possível porque a BP é um polo de saúde que atende a todas as especialidades médicas.

Quando procurar

Inchaços pelo corpo, pressão alta, dor ao urinar, dores lombares e alterações da cor ou presença de sangue na urina são alguns sintomas que recomendam procurar um nefrologista. Todavia, é importante considerar que muitas enfermidades, como as doenças renais crônicas, não apresentam sintomas nas fases iniciais. Eles aparecem quando a doença já está instalada, causando perdas renais. Isso exige atenção redobrada. Alterações detectadas em simples exames de sangue (elevação do nível de creatinina) e de urina (principalmente a detecção de proteínas) são grandes sinais de alerta para agendar consulta com um especialista.

Pacientes com diabetes e/ou com doenças cardiovasculares como a pressão alta, por exemplo, também devem ser acompanhados pelo nefrologista. Cerca de 80% dos pacientes nefrológicos sofrem dessas doenças.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda, ainda, que pacientes idosos e com história de doença renal na família sejam avaliados com a realização de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue. Idosos também têm mais chance de desenvolver lesão renal.

Saiba mais

Clique aqui e conheça a Hemodiálise da BP.

Para agendar consultas e exames você pode ligar em nossa Central de Atendimento 3505-1000 ou, se preferir, realizar o agendamento online.

Veja os artigos que preparamos para você