Nefrologia

O que é Nefrologia?

Nefrologia é a especialidade médica que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário, principalmente aquelas relacionadas ao rim e à bexiga.

Os nefrologistas são profissionais da saúde que atuam não somente com os rins em específico, mas colaboram com outras áreas em casos de doenças sistêmicas que afetam o corpo todo, como é o caso do lúpus eritematoso.

Principais doenças nos rins

Uma das principais enfermidades nefrológicas é a doença renal crônica, que muitas vezes leva os pacientes à hemodiálise ou ao transplante renal. Os nefrologistas também cuidam das duas principais causas dessa doença: a hipertensão arterial e o diabetes. Outros problemas nefrológicos comuns são:

  • Calculose ou Litíase renal (pedra nos rins);
  • Infecções urinárias;
  • Cistos no rim;
  • Nefrites (inflamação nos glomérulos renais);
  • Lesão renal aguda.

Todas elas necessitam de cuidados específicos para que a integralidade da saúde do paciente mantenha-se a mais alta possível. Nesse sentido, a presença de profissionais qualificados é fundamental para o tratamento desses problemas.

Vídeos

Dia Mundial do Rim - Dr. João Egídio

Dia Mundial do Rim - Dr. João Egídio

Dia Mundial do Rim - Dra. Tereza Luiza Bellincanta

Dia Mundial do Rim - Dra. Irene de Lourdes Noronha

Quando procurar um nefrologista

Alguns dos sintomas que indicam a necessidade de buscarmos atendimento de Nefrologia são:

  • Inchaços pelo corpo;
  • Pressão alta;
  • Dor ao urinar;
  • Dores lombares;
  • Alterações da cor ou presença de sangue na urina.

Todavia, é importante considerar que, muitas enfermidades, como as doenças renais crônicas, não apresentam sintomas nas fases iniciais. Eles aparecem quando a doença já está instalada, causando perdas renais e isso exige atenção redobrada.

Alterações detectadas em exames cotidianos de sangue como a elevação do nível de creatinina e de urina, principalmente a detecção de proteínas, são grandes sinais de alerta para agendar consulta com um especialista.

Pacientes com diabetes e/ou com doenças cardiovasculares como a hipertensão, por exemplo, também devem ser acompanhados pelo nefrologista. Cerca de 80% dos pacientes nefrológicos sofrem dessas doenças.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda, ainda, que pacientes idosos e com história de doença renal na família sejam avaliados com a realização de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue de forma periódica.

Essa recomendação é geralmente direcionada aos idosos, pois esse grupo etário possui maior propensão de desenvolver lesão renal.

Nefrologia e Hemodiálise é na BP

Contamos com um centro nefrológico completo, com uma equipe médica de primeira linha que oferece cuidados individualizados para pacientes com os mais diversos tipos de doenças do sistema urinário, dos casos mais simples aos mais complexos.

Para pacientes com doença renal crônica, um de nossos importantes diferenciais é a linha de cuidado integrado, que abrange desde prevenção e o diagnóstico até o tratamento, que pode envolver hemodiálise e até transplante renal.

Tudo isso é feito sempre por uma mesma equipe médica, que acompanha o paciente em todos os ciclos da enfermidade. Cada paciente tem um médico de referência ao longo de toda a jornada.

Além da vantagem de seguir por todo o tratamento com um mesmo profissional, ele é realizado numa única instituição, que o paciente já conhece. Isso traz muito mais segurança e conforto.

Nossos diagnósticos e tratamentos são reconhecidos pela alta qualidade e excelência, além da abordagem acolhedora e humanizada que caracteriza a BP. Nossa estrutura é reconhecida como uma das melhores do país.

Médico e paciente analisando exames de rotina.

Temos, por exemplo, um dos mais avançados centros de diálise do Brasil, que realiza hemodiálises, utilizando equipamentos de última geração e com o suporte de uma equipe multiprofissional especializada, composta por médicos, profissionais de Enfermagem, nutricionistas e psicólogos.

Para comodidade dos nossos pacientes, oferecemos sessões de hemodiálise convencional (três vezes por semana, de 3 a 4 horas, no período diurno), noturna (três vezes por semana, no período noturno, com o paciente dormindo no hospital) e diária (seis vezes por semana, com 2 horas de duração, geralmente voltada a pacientes mais críticos).

Vale destacar ainda os cuidados especiais com a segurança do paciente. Ao contrário da prática adotada por grande parte de clínicas e instituições que oferecem esse serviço, não utilizamos os filtros de hemodiálise.

Na BP, eles são usados apenas uma vez e essa é uma das nossas práticas que asseguram indicadores de segurança excepcionais, como comprovam nossas taxas de infecções, que estão próximas de zero.

Somos também um dos poucos serviços do Brasil a dispor de equipamentos de hemodiafiltração, tecnologia de hemodiálise mais eficaz, baseada em equipamentos e filtros de última geração para pacientes em UTI. Esse recurso é considerado o estado da arte em hemodiálise.

Nosso centro cirúrgico, equipado com as mais modernas tecnologias, está preparado para a realização de todos os tipos de intervenções nefrológicas: das pequenas cirurgias até o transplante renal. Somos um dos maiores transplantadores renais privados do Brasil. Nos últimos 20 anos, realizamos mais de 2.000 procedimentos desse tipo.

Para a retaguarda dos nossos pacientes, especialmente aqueles que enfrentam situações mais complexas e delicadas, somam-se ainda nossa área de internação e a Unidade de Terapia Intensiva, que é especialmente importante para os pacientes transplantados.

No campo diagnóstico, contamos com um completo portfólio de exames laboratoriais e os mais avançados recursos de imagem.

Além de todos esses serviços reunidos em um único complexo, nossos pacientes contam com a possibilidade de interconsultas com médicos de outras especialidades, demanda comum no cuidado das doenças nefrológicas.

Aqui na BP você conta com um polo de saúde que atende a todas as especialidades médicas!

Ícone de telefone laranja

Agende suas consultas ou exames com nossos profissionais pela Central
de Marcações Online
ou ligue para: (11) 3505-1000.

Veja os artigos que preparamos para você

Clique aqui e agende suas consultas ou exames pela
Central de Marcações Online
ou ligue para: (11) 3505-1000 .