Projeto Endometriose Brasil

O Projeto Endometriose Brasil visa fortalecer a linha de cuidado de uma das doenças ginecológicas mais comuns no Brasil, contribuindo para a saúde e qualidade de vida de milhares de mulheres atendidas na rede pública de saúde do país. Para isso, serão promovidaspela BP capacitações técnicas e científicas dos profissionais que atuam na linha de frente doSUS, desde o diagnóstico da endometriose até o tratamento cirúrgico, quando indicado, e alta.

Focando na ponta inicial dessa linha de cuidado, serão treinados, a partir de uma plataforma digital, 40 mil médicos, enfermeiros e agentes comunitários que atuam na atenção primária à saúde. Customizado para esses três diferentes perfis profissionais, o objetivo do curso, que gera certificação, é melhorar a triagem e identificação das pacientes que precisam de tratamento, considerando que a endometriose é muito difícil de ser diagnosticada. Como a cólica é um dos seus principais sintomas, não é raro a doença ser ignorada por conta desse sinal inespecífico.

Também será promovida a capacitação de médicos responsáveis pelo diagnóstico da endometriose a partir de exames de imagem de cinco hospitais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, selecionados pela Coordenação da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde. Serão treinados via plataforma on-line e presencialmente quatro médicos imaginologistas de cada unidade.

Além disso, serão capacitadas as equipes cirúrgicas desses cinco hospitais para realizarem o tratamento minimamente invasivo da endometriose, tido como o padrão ouro dentre todas as terapias. Os cirurgiões serão treinados pela equipe do Dr. Maurício Abraão, coordenador de Ginecologia da BP e líder do Projeto Endometriose Brasil junto ao Ministério da Saúde.

Nessa fase do projeto, os médicos e enfermeiros das equipes cirúrgicas dos cinco hospitais farão duas imersões de uma semana cada na BP, onde terão oportunidade de conhecer in loco a rotina da linha de cuidado na instituição, bem como os seus processos e boas práticas que poderão ser replicados nos hospitais regionais. A agenda envolve acompanhamento de consultas, exames e 100 cirurgias de pacientes ligadas a serviços especializados em saúde da mulher do SUS de municípios do Estado de São Paulo, inclusive a capital. A atividade também gera certificação. Os gastos dos profissionais durante as imersões (estadia, alimentação e transporte) serão custeados pelo projeto.

Esse e outros cursos podem ser encontrados no portal onde estão armazenados os cursos da BP vinculados ao Proadi-SUS. Eles podem ser acessados pelo link https://sig.bp.org.br/. Para a inscrição, serão exigidos dados como o número da instituição do participante no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Principais atividades

  • Criação e monitoramento de plataforma interativa para capacitação on-line, com suporte de videoaulas, e-books, questionários, canal de dúvidas e indicação de literatura com links para artigos. Por meio dela, os participantes podem conduzir seus próprios processos de aprendizagem.
  • Veiculação na plataforma de cursos on-line assíncronos para agentes comunitários de saúde (2 horas), enfermagem (4 horas), médicos (4 horas). Os conteúdos foram produzidos pela equipe do Dr. Maurício Abraão.
  • Promoção de duas imersões presenciais na Ginecologia da BP, com duração de uma semana cada, para as equipes cirúrgicas de cinco hospitais vinculados ao projeto.
  • Realização, na BP, de 100 cirurgias de pacientes do SUS.
  • Treinamento on-line e presencial de 20 imaginologistas vinculados a cinco hospitais participantes do projeto.
  • Todas as etapas do curso geram certificações.

Benefícios esperados

  • Fortalecimento da linha de cuidado da endometriose no Sistema Único de Saúde.
  • Capacitação dos times da linha de frente.
  • Melhorias nos processos de triagem, diagnóstico e tratamento cirúrgico das pacientes.
  • Organização e disseminação de conteúdos técnicos e científicos dentro da rede de saúde pública.
  • Criação e doação de plataforma on-line e seu conjunto de conteúdos, que continuarão disponíveis no portal UNA-SUS (https://www.unasus.gov.br/), do Ministério da Saúde.

Vigência do projeto

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde no dia 18 de maio 2022 e iniciado efetivamente no mês de julho. Ele segue até 31 de dezembro de 2023.

Equipe da BP

  • 1 coordenador de projeto
  • 1 assistente de projeto
  • 2 especialistas pedagógicos
  • 1 analista de plataforma EAD
  • 1 designer instrucional
  • 1 assistente administrativo
  • Equipe médica do Dr. Maurício Abraão, envolvendo ginecologistas, cirurgiões, enfermagem e imaginologistas