Notícias

BP investe R$ 25 milhões em tecnologia e triplica capacidade de procedimentos via cirurgia robótica

Novos robôs Intuitive Da Vinci X e Versius® garantem mais acesso da população aos tratamentos de alta complexidade

Publicado em 20 de dezembro de 2022

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, está investindo R$ 25 milhões na ampliação do seu parque tecnológico. A partir do mês de dezembro, a instituição passa a atuar com dois novos robôs cirúrgicos, o Intuitive Da Vinci X e o Versius®, da CMR Surgical, no Hospital BP, que se somam ao robô Intuitive Da Vinci Xi®️ Surgical System™️, em operação no BP Mirante desde 2018. Um terceiro robô Versius completa as novas aquisições da instituição e será dedicado exclusivamente ao treinamento de profissionais na nova tecnologia recém introduzida no país.

“Estamos mais uma vez reafirmando o compromisso da BP com a inovação. Em busca da saúde e do bem-estar dos nossos clientes, entendemos que o futuro requer investimentos em tecnologia para garantir cirurgias minimamente invasivas com melhor qualidade, melhores resultados e menor custo, aliando isso a um forte projeto de ensino e pesquisa. Assim teremos coleta de dados, análises de qualidade com auxílio da inteligência artificial e avaliação de resultados para trazer a melhor medicina para os nossos clientes”, conta Denise Santos, CEO da BP.

O novo modelo Intuitive Da Vinci X é um robô da quarta geração de sistemas cirúrgicos da Vinci. Com um design otimizado, ele trabalha com uma angulação de 120º em relação ao seu ponto da câmera, o que aumenta sua capacidade de ação, oferecendo o acesso a todas as cirurgias que o robô faz hoje em relação à tecnologia.

A outra novidade é o robô Versius®, da healthtech britânica CMR Surgical. Com quatro braços robóticos que imitam o movimento humano, de alta articulação, seus módulos independentes permitem que o cirurgião use apenas o número de braços necessários para um determinado procedimento. Com menos de 650 quilos, pode ser transportado para qualquer sala cirúrgica e seus materiais são rapidamente reprocessados, com esterilização em autoclave. São diferenciais que otimizam o número de cirurgias a serem realizadas no mesmo dia. “Comemoramos 100 sistemas Versius instalados em 14 países, com um total de cinco mil procedimentos cirúrgicos realizados, desde 2014. O Brasil é o 11º país a introduzir o sistema. Nossa missão é democratizar a cirurgia robótica e ficamos muito satisfeitos de fechar uma parceria com uma instituição de renome como o Hospital BP (BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo). Chegamos para ficar”, diz Mario Ferradosa, gerente geral da CMR Surgical na América Latina.

Democratização da robótica

De acordo com o médico Gustavo Guimarães, coordenador do programa de cirurgia robótica da BP, a chegada dos novos robôs permitirá que a instituição ofereça ainda mais acesso a este tipo de procedimento e para outras camadas da população. “Estamos democratizando a cirurgia robótica. Este é um diferencial da BP, que agora oferece o procedimento na sua unidade BP Mirante e também no Hospital BP, diversificando as máquinas e as tecnologias”, diz.

A instituição ultrapassou no último mês de setembro a cirurgia robótica número 1.000. A expectativa da BP é dobrar até o final do primeiro semestre de 2023 o número de procedimentos mensais via robôs, saltando de 35-40 para 75-80 cirurgias robóticas por mês. E até o final do próximo ano, com os três robôs operando plenamente, a meta é atingir de 100 a 150 operações robóticas por mês. “Com a ampliação, triplicaremos nossa capacidade nesse tipo de cirurgia e poderemos atuar em todas as frentes da medicina, ampliando o acesso a procedimentos como cirurgias de hérnias e histerectomia para uma parcela da população que antes não tinha acesso, por exemplo”, explica o coordenador da robótica.

Hoje a BP atua com seis grupos de Oncologia especializados em cirurgia robótica: mama/ginecologia, cabeça e pescoço, melanoma/sarcoma, aparelho digestivo, urologia e tórax. Como centro formador de profissionais de cirurgia robótica, a instituição pretende agora ampliar a capacitação do seu time de médicos e de outros mercados. “Como centro de referência, a BP passa a oferecer treinamento em várias tecnologias liberadas e aprovadas no Brasil em cirurgia robótica – as plataformas X e Xi®️, além do robô Versius®”, lembra o médico Gustavo.

Desde o início das cirurgias robóticas no país, já foram realizados cerca de 92 mil procedimentos por robô no Brasil e os números só estão aumentando. Em 2019 foram 13 mil cirurgias robóticas, em 2020 o Brasil contabilizou 15 mil procedimentos, em 2021 foram 20 mil operações e 2022 deve fechar na casa de 27 a 30 mil cirurgias por robô, ou seja, um crescimento anual sempre na casa dos dois dígitos.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida três vezes pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde de excelência que conta com 7 mil colaboradores e 4 mil médicos atuando em três endereços na cidade de São Paulo, nos bairros da Bela Vista (2 unidades) e Jardim América). O hub também faz parte de um grupo de 6 instituições de excelência brasileiras que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 3 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Sobre a CMR Surgical Limited

A CMR Surgical (CMR) é uma empresa global de dispositivos médicos dedicada a transformar a cirurgia com o Versius®, um robô cirúrgico de última geração.

Com sede em Cambridge, no Reino Unido, a CMR está comprometida em trabalhar com cirurgiões, equipes cirúrgicas e hospitais parceiros para fornecer uma ferramenta ideal e tornar a cirurgia minimamente invasiva robótica universalmente acessível. Com o Versius®, temos a missão de redefinir o mercado da cirurgia robótica com tecnologia e dados práticos e inovadores que podem melhorar o tratamento cirúrgico.

Fundada em 2014, a CMR Surgical é uma empresa privada limitada apoiada por uma base de acionistas internacionais.