Exames de Medicina Nuclear

O que são?

A Medicina Nuclear é uma especialidade que utiliza pequenas quantidades de materiais radioativos (radiofármacos) tanto para exames diagnósticos como para tratamento de doenças e acompanhamento médico.

Os exames permitem analisar a fisiologia e o metabolismo de diversas partes do organismo. Como podem identificar a atividade molecular, os exames de medicina nuclear geram imagens capazes de identificar doenças em estágios iniciais que, muitas vezes, não são detectadas por outros métodos diagnósticos.

A dose de radiação que o paciente recebe é, em geral, menor do que a usada em uma radiografia de tórax. O radiofármaco (que pode ser injetado, inalado ou administrado via oral) percorre o organismo até chegar à área a ser examinada e emite raios gama, que são captados por um equipamento chamado gama câmara e processados em computador para criar as imagens do interior do nosso corpo.

Os exames de medicina nuclear são indicados em casos de doenças oncológicas, cardiovasculares, neurológicas (demência e epilepsia), endócrinas, pulmonares, renais, hepáticas e osteomusculares.

A medicina nuclear também atua no tratamento de várias enfermidades, entre elas o hipertireoidismo e cânceres como os de próstata, fígado, tireoide e neuroendócrinos. Nesses casos, o radiofármaco é direcionado para o local do tumor com o objetivo de destruí-lo.

Quais são os principais exames?

  • Tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET-CT): esse exame permite identificar com grande acurácia alterações metabólicas, funcionais e anatômicas. É muito utilizado no diagnóstico de câncer, podendo detectar tumores em estágio precoce. Também tem aplicações importantes em Cardiologia e Neurologia. Clique aqui para mais informações sobre o PET-CT.
  • Cintilografia do miocárdio: exame que analisa o fluxo de sangue nos vasos do coração para avaliar riscos de infarto e outros problemas cardíacos. Também é utilizada em casos de insuficiência cardíaca, quimioterapia cardiotóxica e amiloidose no coração.

Quais são os nossos diferenciais?

Em nosso setor de Medicina Nuclear contamos com avançados equipamentos e equipe especializada, composta por médicos nucleares, cardiologistas, anestesistas, biomédicos, físicos nucleares, enfermeiros e técnicos treinados.

O fato de estarmos integrados aos serviços hospitalares da BP nos permite realizar procedimentos com anestesia, principalmente em crianças, com toda a segurança.

Nosso portfólio contempla praticamente todos os procedimentos diagnósticos e terapêuticos de medicina nuclear, inclusive os de alta complexidade, como o tratamento dos tumores hepáticos.

Confira fotos da nossa infraestrutura