Geriatria

O que é?

Geriatria é a especialidade médica focada no processo de envelhecimento saudável, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa a partir de uma perspectiva global.

Mais do que tratar doenças físicas e mentais que podem acometer pessoas mais velhas, a Geriatria atua em conjunto com uma equipe multidisciplinar, contribuindo para o envelhecimento ativo.

Assim, os geriatras desempenham o papel de coordenadores do cuidado assistencial desses pacientes, objetivando a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças, e a preservação ou reabilitação da funcionalidade. Além disso, são responsáveis por prover cuidados visando manter a qualidade de vida, mesmo diante de enfermidades sem possibilidade de cura.

Apesar de os idosos (pessoas acima dos 65 anos) constituírem o público mais frequente nos consultórios de geriatria, um número crescente de pessoas mais jovens tem buscado o apoio desses especialistas para conquistar um envelhecimento mais ativo e saudável.

Principais doenças relacionadas

As enfermidades e problemas mais comuns que impactam o envelhecimento são:

  • diabetes;
  • pressão alta;
  • osteoporose;
  • depressão;
  • alterações de memória e demências;
  • incontinência urinária;
  • tendência a quedas;
  • hipotireoidismo.

Dessa maneira, para prevenir e diminuir os impactos dessas doenças, a consulta ao geriatra é recomendada desde os primeiros momentos ao chegar à terceira idade e até mesmo antes de atingir essa marca.

Quando devo procurar um geriatra?

Quem busca um envelhecimento ativo e saudável pode iniciar o acompanhamento com um geriatra bem antes de entrar na categoria dos idosos (no Brasil, é considerado idoso quem tem mais de 65 anos).

Todavia, existem sinais que servem como alerta de que chegou mesmo a hora de procurar um médico dessa especialidade, entre eles: problemas de memória, redução de peso maior que 10% em um ano, perda de força muscular, diminuição da capacidade de marcha (velocidade do caminhar) ou fragilidades que limitam a realização de atividades rotineiras.

Diferenciais da BP

A nossa equipe de Geriatria está capacitada para atuar com todos os tipos de pacientes, tendo, inclusive, larga experiência no atendimento dos indivíduos mais longevos, com mais de 80 anos.

Além da qualificação e experiência, muitos de nossos geriatras têm ativa participação em atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para a geração e disseminação de conhecimento e mantendo-se sempre sintonizados com os avanços nessa área da medicina.

Nossos atendimentos ocorrem tanto em nível ambulatorial (consultório) como junto a pacientes internados. Este segundo grupo conta com o apoio de um serviço especial da BP: o Núcleo de Apoio e Planejamento da Alta (Napa), com uma equipe multiprofissional preparada para ajudar os pacientes e as famílias a fazer a transição de volta para a residência ou para outros serviços de retaguarda como as casas de repouso para idosos. Esse suporte inclui assessoria para adaptações do ambiente a fim de garantir acessibilidade, conforto e segurança.

Ícone de telefone laranja

Agende suas consultas ou exames com nossos profissionais pela Central
de Marcações Online
ou ligue para: (11) 3505-1000.