Notícias

Equipe médica da BP é premiada no maior congresso mundial de coloproctologia

Premiação foi na categoria de melhor vídeo de cirurgia laparoscópica

Publicado em 11 de julho de 2019
Atualizado em 25 de julho de 2019

Durante o 2019 Annual Meeting da American Society of Colon & Rectal Surgeons, principal congresso de coloproctologia do mundo, que ocorreu em Cleveland (EUA) em junho, Rodrigo Perez, coordenador do Grupo de Cirurgia Colorretal Oncológica do Centro Oncológico da BP, e a equipe composta pelos coloproctologistas Bruna Vailati e Guilherme São Julião receberam o prêmio Barton Hoexter, MD de melhor vídeo do ano. A premiação reconhece a técnica utilizada na cirurgia de linfadenectomia lateral laparoscópica para câncer de reto, procedimento realizado no BP Mirante.

“É muito gratificante receber um prêmio internacional de um dos principais eventos da especialidade do mundo por uma técnica cirúrgica que utilizamos com sucesso e que ainda é pouco utilizada no Ocidente”, comemora Rodrigo Perez. O vídeo premiado concorreu com outros nove trabalhos previamente selecionados, incluindo um do Japão, onde a prática é bastante disseminada.

Saúde rompendo fronteiras

A cirurgia de linfadenectomia lateral laparoscópica é comumente realizada no Japão e na Coreia do Sul. O método minimamente invasivo é usado para a retirada de linfonodos específicos localizados em um compartimento que não é usualmente abordado na cirurgia para o câncer de reto, mas que podem estar comprometidos pela doença em alguns casos. Em 2017, Rodrigo Perez e a equipe de coloproctologistas passaram um mês no Japão para aprender o procedimento e foram pioneiros na padronização da técnica no Brasil.