Notícias

Especialistas da BP participam do maior congresso de Cardiologia do mundo

Cardiologistas falam sobre as principais novidades discutidas no ESC Congress 2019 nas redes sociais e na plataforma Crescer Juntos da BP

Publicado em 5 de setembro de 2019
Atualizado em 5 de setembro de 2019

Entre os dias 31/8 e 4/9 cerca de 32 mil profissionais de 150 países se reuniram em Paris (França) para discutirem os principais temas de Cardiologia durante o ESC Congress 2019 (together with World Congress of Cardiology), encontro anual da Sociedade Europeia de Cardiologia e um dos mais importantes eventos internacionais dessa especialidade médica.

Este ano, o tema central do evento foi a saúde cardiovascular global, um problema que tem preocupado não só os médicos, mas também os responsáveis por políticas públicas, já que as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 50% do total de mortes na Europa e custam aos cofres dos países da União Europeia cerca 196 bilhões de Euros por ano.

Entre os líderes mundiais da medicina cardiovascular presentes no congresso estavam José Armando Mangione, coordenador do Núcleo de Cardiologia da BP e um dos especialistas mais renomados do País na área de Hemodinâmica, Marcelo Sampaio, coordenador do Pronto Atendimento do BP Mirante, e os cardiologistas Fabio Gaiotto, Fernando Costa e Marcelo Nishiyama, que gravaram depoimentos sobre as principais novidades apresentadas durante o congresso.

Entre os assuntos apresentados por nossos médicos estão temas do cotidiano de todos nós, como o efeito do consumo excessivo de cafeína presente nos energéticos, os efeitos do Ômega 3 na saúde do coração, colesterol e a importância da redução do consumo de sódio, além dos mais complexos, como o uso da inteligência artificial e novas terapias nos cuidados com a saúde.

Todas as novidades da área de cardiologia comentadas por nossos especialistas estão disponíveis nas redes sociais da BP e na plataforma Crescer Juntos, um hub de conteúdos de saúde produzidos pelos médicos da BP a partir da participação em diversos eventos médicos internacionais. 

Reconhecimento

O coordenador do Núcleo de Cardiologia da BP e um dos especialistas mais renomados do País nas áreas de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, José Armando Mangione, se tornou Fellow of the European Society of Cardiology. Esse título de honra da ESC é concedido a cardiologistas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da especialidade em seus respectivos países.

“É um privilégio receber essa homenagem de uma das instituições mais respeitadas do mundo no âmbito da Medicina. Agora como novo membro do ESC espero contribuir ainda mais para a Cardiologia do País, incentivando a pesquisa clínica e participando de trabalhos relacionados à prevenção e ao tratamento de doenças cardiovasculares que possam ser incorporados à medicina brasileira”, explica José Armando Mangione.

A partir da próxima edição do congresso, em 2020, o especialista da BP passa a integrar a comissão organizadora e a julgar os trabalhos apresentados durante o evento.