Artigo

Implante transcateter de válvula aórtica (Tavi)

O que é?
O implante transcateter de válvula aórtica (Tavi, do inglês transcatheter aortic valve implantion) é um procedimento minimamente invasivo para a correção da válvula afetada pela estenose aórtica, doença caracterizada pela obstrução dessa estrutura cardíaca que abre e fecha, regulando a passagem do sangue do coração para o corpo. Por meio de um cateter introduzido geralmente em uma artéria da virilha e guiado por imagem, uma válvula artificial é levada até o coração a fim de substituir a válvula defeituosa. Quando a prótese chega ao local afetado, é inflada e instalada para restabelecer o fluxo sanguíneo de forma correta.

Realizado na área de Hemodinâmica da BP por cardiologistas intervencionistas especializados, o procedimento prescinde de anestesia geral e dos grandes cortes exigidos nas cirurgias abertas. Feito com sedação leve, semelhante à aplicada em uma endoscopia, leva de uma hora ou uma hora e meia para ser realizado.

Geralmente após 48 horas o paciente recebe alta para voltar para casa, devendo apenas evitar grandes esforços físicos pelo menos nos sete dias seguintes.

A quem se destina
Desenvolvido na Europa no início dos anos 2000, o Tavi se destina a pacientes com estenose aórtica, enfermidade muito prevalente em pessoas com mais de 70 anos e cuja incidência aumenta com a idade. Estima-se que cerca de 5% dos indivíduos com mais de 75 anos têm a doença.

Inicialmente indicado para o tratamento da estenose aórtica de risco alto e moderado, hoje é adotado no caso de pacientes idosos e também de pacientes mais jovens com quadros clínicos mais graves. Contudo, a escolha da melhor opção depende sempre da avaliação de cada caso.

Há uma restrição para pacientes mais jovens e de baixa gravidade por causa do tempo de duração das próteses: cerca de 10 anos. Depois do primeiro Tavi, só é possível fazer a implantação de, no máximo, mais um durante a vida.

Como é a realização do procedimento na BP
Ao ser encaminhado para a área de Hemodinâmica da BP, o paciente passa inicialmente por uma avaliação para verificar se tem condições de ser submetido ao procedimento.

Nesse processo, é realizada uma angiotomografia, que é um exame que permite ao cardiologista intervencionista verificar as formações anatômicas e as vias de acesso para o cateterismo.

Após a internação do paciente, são adotadas providências preparatórias, como realização de exames de sangue e ecocardiograma. Quando o procedimento é agendado para as primeiras horas da manhã, a internação ocorre na noite do dia anterior. Quando não é caso, pode ser feita no mesmo dia do procedimento. O Tavi exige jejum de 8 horas devido à sedação que será aplicada.

Após o procedimento, o paciente é encaminhado para a UTI Cardiológica, onde fica sob o cuidado dos médicos intensivistas da BP. Na maioria dos casos, a alta ocorre em 48 horas.

Nossos diferenciais
Somos um centro de Cardiologia com reconhecimento internacional e estamos sempre sintonizados com os avanços da medicina e as novas tecnologias. Em 2008, fomos um dos primeiros hospitais brasileiros a realizar o Tavi, acumulando uma sólida experiência nesse tipo de implante. Atualmente, temos três equipes especializadas, somando um dos maiores volumes de intervenções do gênero já realizadas no País.

Altamente qualificados, nossos médicos são certificados pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, além de desenvolverem atividades de ensino e ocuparem importantes posições em entidades científicas nacionais e internacionais, como a própria Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e a Sociedade Latino Americana de Cardiologia Intervencionista. Alguns dos nossos médicos atuam também como proctors, especialistas que ensinam a técnica para outros cardiologistas intervencionistas.

Ao lado dessa expertise médica diferenciada, é importante destacar a estrutura na nossa área de Hemodinâmica, equipada com as mais modernas tecnologias, e o suporte de setores especializados, como a nossa UTI Cardiológica, para onde são encaminhados os pacientes para serem monitorados após a realização dos procedimentos.

Agendamento
As consultas no setor de Cardiologia Intervencionista da BP podem ser agendadas pelo telefone (11) 3505-1000. O horário de atendimento da área é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h aos sábados. Além de consultas presenciais com nossos especialistas, também podem ser agendadas consultas por telemedicina.

Vários planos de saúde atendidos pela BP oferecem cobertura para o Tavi, que foi incluído em abril de 2021 no rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. O serviço também está disponível para pacientes particulares.

Fonte: Fernanda Marinho Mangione – CRM 133.709 SP

Data da última atualização: 20/5/2021