Pesquisa clínica

Pesquisa clínica

A Beneficência Portuguesa de São Paulo é o hospital líder em pesquisa entre as instituições privadas, e como forma de organizar e incentivar a pesquisa a instituição foi criado o Centro de Pesquisa em fevereiro de 2008.

O Centro de Pesquisa foi criado com os seguintes objetivos

  • Aperfeiçoar os recursos tecnológicos e desenvolvimentos de novas técnicas e processos que possam sempre garantir a qualidade e excelência de todos os procedimentos;
  • Melhorar a qualidade assistencial;
  • Promover o importante reconhecimento nacional e internacional da BP.

O Centro de Pesquisa desenvolve atividades envolvendo Pesquisa Clínica e Epidemiológica, assessorando as diversas especialidades da BP capacitadas para esta prática

Tem como funções: auxiliar na elaboração de protocolos; gerenciamento de dados; facilitação para captação de estudos nacionais e internacionais; e facilitação do fluxograma envolvendo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Departamento Jurídico (DJ), investigadores e patrocinadores

O CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da instituição é eficiente e ágil, assim como o departamento jurídico do hospital, que avalia os contratos de pesquisa.

O tempo médio de aprovação de um projeto entre CEP e Jurídico, é de aproximadamente 30 dias.

Nossos pesquisadores cada vez mais utilizam a pesquisa como ferramenta de avaliação dos serviços internos de saúde, gerando conhecimento para atualização dos processos/protocolos e criando um ambiente de segurança ao paciente, além da garantia de tratamento moderno.

Neste caso, os benefícios oriundos da pesquisa clínica e epidemiológica têm utilidade para a prática clínica à beira do leito, reconhecendo que os resultados dessas investigações respondem a questões clinicamente relevantes.

Até agora existem 11 Núcleos de Pesquisa compostos por investigadores de renomada experiência em Pesquisa nas mais diversas áreas como: cardiologia, vascular, nefrologia, oncologia, clínica médica, terapia intensiva entre outros, que estão sendo auxiliadas pelo Centro de Pesquisa para realização de estudos nacionais internacionais. Os núcleos de pesquisa são compostos por médicos e profissionais de saúde altamente qualificados e de grande conhecimento nacional e internacional.

Os núcleos de pesquisa são compostos por médicos e profissionais de saúde altamente qualificados e de grande conhecimento nacional e internacional.

Temos atualmente 104 estudos clínicos em andamento nos núcleos de pesquisa. Sendo hoje, o hospital privado com o maior número de estudos clínicos em andamento no estado de São Paulo.

Encontram-se em andamento estudos gerados pelo próprio Centro de Pesquisa, com a finalidade de geração de conhecimento e melhoria da qualidade assistencial nas áreas de cirurgia cardíaca e angioplastia.

Os processos envolvendo a pesquisa obedecem a Procedimentos Operacionais Padrão, especificamente desenvolvidos para assegurar consistência na execução dos projetos..

Protocolos abertos para recrutamento:

Os protocolos abertos para recrutamento são estudos clínicos em fase ativa de inscrição de participantes. Estes protocolos visam avaliar a eficácia e segurança de novos tratamentos, medicamentos ou intervenções médicas.

A BP está comprometida com a inovação e a melhoria contínua da saúde, oferecendo oportunidades para que pacientes participem de pesquisas que podem contribuir significativamente para o avanço da medicina e o bem-estar da comunidade.

Veja os protocolos abertos para recrutamento: