Sobre a BP

Uma história de valorização da vida - Os 160 anos da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Poucas são as instituições brasileiras que podem se orgulhar de uma trajetória de 160 anos de existência. E a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo faz parte desse seleto grupo.

Nascida do desejo da comunidade luso-brasileira e do esforço de milhares de associados que mantiveram vivos os ideais dos fundadores, a BP hoje é uma instituição completa e atualizada e que pratica o melhor cuidado em saúde que há à disposição no mundo.

Ao longo desses anos de existência sentimos um orgulho imenso por provocar interações que revigoraram tantas pessoas, formaram gerações de profissionais de saúde e fomentaram transformações de extrema relevância na Medicina.

Por isso, nesse momento de celebração pelo nosso aniversário de 160 anos, queremos dividir com todos um pouco da nossa rica trajetória, registrada numa publicação preparada com todo o cuidado e carinho. Para acessá-la, basta clicar na imagem ao lado.


Fundada em 1859, a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo é atualmente, o maior polo privado de saúde da América Latina em número de leitos. Com mais de 1.000 leitos, 7.000 colaboradores e 3.000 médicos, a instituição atende mais de 1,8 milhão de pessoas por ano, sendo referência no atendimento médico-hospitalar em diversas especialidades, como Cardiologia, Oncologia e Neurologia, entre outras.

Nossa Marca

Um hospital referência em casos de alta complexidade, que conta com profissionais experientes, pronto-socorro atualizado e infraestrutura aconchegante para pacientes de convênios e particulares.

Conheça a unidade

O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é Hospital BP: médicos de referência em diversas especialidades e infraestrutura moderna para atendimento especializado e de alta complexidade.

Conheça a unidade

O Hospital São José agora é Hospital BP Mirante: uma opção para quem procura exclusividade, em um ambiente acolhedor, com atendimento humano e revigorante.

Conheça a unidade

A Med Imagem agora é BP Medicina Diagnóstica: profissionais de diversas especialidades atuando em conjunto para oferecer soluções diagnósticas e terapêuticas, de forma segura e inteligente.

Conheça a unidade

BP Vital: Uma rede de clínicas com especialidades médicas variadas e que atua de forma integrada com os demais serviços da BP.

Conheça a unidade

BP Educação e Pesquisa: O nosso Centro de Educação e Pesquisa desenvolve atividades que contemplam pesquisa clínica e epidemiológica, assessorando as diversas especialidades da instituição.

Conheça a unidade

O Hospital Santo Antônio agora é BP Hospital Filantrópico: cuidado humanizado e eficaz, com a qualidade BP, para pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conheça a unidade

Nosso Propósito e Nossos Valores

Nosso propósito

Valorizar a vida. Vida é tudo para nós. Admirável e multifacetada, olhamos para ela como um conjunto interconectado de funções orgânicas, como um modo de existir no mundo. É tanto individual, portanto finita, quanto coletiva e contínua. Está sempre em movimento e transformação.

Vida evolui. Acreditamos que ela precisa ser permanentemente investigada, compreendida, acompanhada, respeitada, celebrada. De muitas diferentes formas, com conhecimento e sensibilidade, com tecnologia e combinando especialidades, trabalhamos todos os dias para valorizar a vida humana.

Nossos valores

Saúde está em primeiro lugar: com uma visão holística do tratamento, buscamos o bem-estar e a recuperação de nossos pacientes acima de tudo.

Credibilidade se cultiva: construímos reputação com base na excelência dos serviços, em atitudes transparentes, éticas e íntegras. Nutrimos relações verdadeiras, sustentáveis, para durar.

Faz bem fazer o bem: acreditamos que para criarmos um mundo melhor e uma sociedade mais justa não basta cada um fazer a sua parte. É preciso ir além. A filantropia está em nosso DNA.

Estamos sempre em movimento: lidar com vidas humanas exige constante atualização e renovação – do conhecimento, de infraestrutura e de formas de pensar. Em um mundo sempre em evolução não podemos parar nunca.

A colaboração nos leva mais longe: juntos alcançamos resultados mais robustos, eficientes e inovadores. Valorizamos alianças e parcerias que nos tornam mais abrangentes e completos.

Vida contagia: vida atrai mais vida. Multiplica, floresce e se renova. Lidar com vidas humanas nos inspira e anima.

linha do tempo

  • 1859

    Em 2 de outubro de 1859 nascia a Sociedade Portuguesa de Beneficência, em São Paulo, graças à determinação de 168 pioneiros, trazendo o DNA da filantropia e contando apenas com as mensalidades pagas pelo sócios.

  • Sociedade Portuguesa de Beneficência.

  • 1873

    Com a generosa colaboração de imigrantes portugueses que doaram dinheiro e material de construção e sob o comando do então presidente Joaquim Lopes Lebre, Conde de São Joaquim, a Beneficência Portuguesa de São Paulo lançava, em 28 de maio, a pedra fundamental do seu primeiro hospital.

  • 1876

    Inauguração do Hospital São Joaquim, realizada na Rua Alegre, atual Brigadeiro Tobias, nº 343, no dia 20 de agosto, dia de São Joaquim, santo padroeiro e protetor da Instituição.

  • 1951

    José Ermírio de Moraes, senador e ministro, é o primeiro brasileiro a presidir a Beneficência Portuguesa de São Paulo. Entre outras atividades durante sua gestão, o novo edifício do Hospital São Joaquim é construído.

  • José Ermírio de Moraes.

  • 1957

    Inauguração do novo Hospital São Joaquim, em 10 de junho.

  • 1958

    Equipado com a mais moderna tecnologia, que permitia, por exemplo, a realização de uma cirurgia de coração de tórax aberto de grande complexidade, feita em 1958, a Beneficência Portuguesa de São Paulo passava a ser referência.

  • 1959

    A Beneficência Portuguesa de São Paulo faz então 100 anos e cria a Escola de Enfermagem São Joaquim, oferecendo curso de Auxiliar de Enfermagem.

  • 1971

    Crescer com qualidade. Essas eram as palavras de ordem da Beneficência Portuguesa de São Paulo nos anos 70. E foi esse desafio vencido pelo novo presidente que assumiu em 1971, o Dr Antônio Ermírio de Moraes.

  • Dr Antônio Ermírio de Moraes.

  • 1972

    A Beneficência Portuguesa de São Paulo torna-se o segundo centro mundial de cirurgia de ponte de safena.

  • 1973

    O Hospital realiza o primeiro transplante de rim.

  • 1975

    O primeiro tomógrafo computadorizado instalado no Brasil estava no São Joaquim. Com esse equipamento, os médicos podiam obter imagens precisas dos órgãos internos, sem necessidade de qualquer incisão no paciente.

  • 1985

    Primeiro transplante no Hospital em paciente com doença de Chagas, Manoel Amorim pelo Prof. Euryclides de Jesus Zerbini.

  • Prof. Euryclides de
    Jesus Zerbini.

  • 1992

    A Beneficência Portuguesa de São Paulo torna-se o primeiro Hospital privado no Brasil a ter um Centro de Controle da Dor.

  • 1993

    Realizado o primeiro transplante de fígado no Hospital.

  • Transplante de fígado.

  • 1996

    Inaugurado o Centro de Cirurgia para Neurologia ligado em tempo real com os EUA.

  • 1998

    A então escola de enfermagem instituiu cursos regulares de pós-graduação (lato sensu) nas áreas de Gastrocirurgia, Gastroclínica, Neurocirurgia, Cardiologia Clínica e Cirurgia Cardiovascular.

  • 2007

    Inauguração da Unidade Hospital São José em 27 de novembro.

  • 2009

    Em 2 de outubro desse ano, a Beneficência Portuguesa de São Paulo completou 150 anos.

  • 2012

    Em 22 de março:
    Inauguração do Hospital Santo Antônio.

  • 2013

    Em 11 de junho: Inauguração do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes.

  • Centro Oncológico
    Antônio Ermírio
    de Moraes.

Números BP

256

leitos de UTI

5

mil
refeições
médias diárias

1.084

leitos

4

mil
transplantes de
coração, fígado,
medula e outros

24

mil
cirurgias de alta
complexidade
por ano

5

milhões
de exames
por ano

Relatório de Sustentabilidade

Sobre o relatório

Em 2017 a BP tomou a decisão de evoluir no padrão do relatório anual e a partir dessa edição passamos a adotar o conceito de relatório de sustentabilidade para nosso relato. Assim, a partir de agora a estrutura do conteúdo atende às diretrizes da opção Essencial da versão Standard da metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), principal referência internacional para relatos de sustentabilidade.

Um relatório nesse padrão é um passo importante para uma organização tão complexa e apaixonante como a BP. Porém, não deixa de ser uma exigência natural decorrente de nossa jornada rumo ao tema de Sustentabilidade.

Desde 2016, vimos trabalhando esse tema de forma estruturada, moldando nossa organização e envolvendo nossos colaboradores em uma transformação cujos efeitos já são claramente visíveis. Se somarmos a isso os efeitos estimulantes da mudança de nossa marca, cuja divulgação externa se deu em 2017, todos haverão de notar que a BP é hoje uma jovem instituição de 159 anos de vida, revigorada e vibrante, que se orgulha do passado, mas vive o presente de forma alegre e apaixonada.

Em linha com o tipo de relato elaborado atualmente pelas mais importantes organizações do mundo, esse material não apenas apresenta os resultados financeiros do ano, mas também identifica e mensura nosso desempenho social e ambiental. Destacamos fatos relevantes para nossos públicos de interesse, seguindo premissas da instituição: colocar as pessoas no centro da atenção, tratar temas críticos e relevantes com transparência e proporcionar a melhor experiência a todos.

Conheça nossos relatórios

2015 2016 2017 2018

Acreditações

BP: um polo de saúde acreditado pelas mais importantes certificações nacionais e internacionais.

Consideramos que as acreditações e certificações são instrumentos para manutenção da nossa excelência, pois ajudam a fortalecer uma cultura de melhoria contínua e uma prestação de serviço de qualidade, em um ambiente seguro e saudável.

O BP Mirante é acreditado pela Joint Commission International (JCI), a principal certificadora internacional de qualidade em saúde, enquanto que o Hospital BP e o BP Hospital Filantrópico possuem a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), modelo brasileiro que atesta a qualidade de hospitais e serviços de saúde em relação a leis, regulamentos e padrões. O Hospital BP detém a certificação de nível 3 (Acreditado com Excelência) enquanto que o BP Hospital Filantrópico detém a certificação de nível 2 (Acreditado Pleno).

OUTRAS UNIDADES BP:
x